PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: RAISSA MILENA SILVA FREITAS

DISCENTE : RAISSA MILENA SILVA FREITAS
DATA : 21/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/vhg-boyx-ofn

Comensalidade e padrão alimentar em adolescentes: uma análise a partir da modelagem de equações estruturais

Comensalidade; Adolescência; Padrão alimentar; Modelagem de equações estruturais.

O estudo teve como objetivo avaliar, por meio do MEE, a influência da comensalidade sob o padrão alimentar dos adolescentes brasileiros a partir de dados da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2015. A PeNSE é um inquérito transversal de plano amostral probabilístico complexo com representatividade para adolescentes de escolas públicas e privadas no Brasil. Foi elaborado um modelo teórico, com base em recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira, utilizando a modelagem de equações estruturais (estratificado por sexo) para investigar a relação entre as características sociodemográficas, higiene e satisfação corporal e comensalidade, e sua influência sobre o padrão alimentar de adolescentes. Para o sexo masculino, a idade interfere, de maneira significativa e inversamente proporcional, na prática de comensalidade (CP: -0.28, p: 0.00). Com relação ao sexo feminino, a insatisfação corporal se mostrou associada negativamente à comensalidade em maior efeito quando comparada ao sexo masculino (CP: -0.30, p: 0.00). A comensalidade apresentou influência positiva, sobre o padrão alimentar saudável para o sexo masculino (CP: 0.42, p: 0.00) e feminino (CP: 0.62, p: 0.00). Em conclusão, os resultados apontam que a comensalidade influencia o padrão dos adolescentes, se comportando de modo distinto entre os sexos. Esses resultados divergentes sugerem a necessidade de intervenções específicas para cada sexo. Devido a importância da temática abordada novas investigações a respeito do papel protetor da comensalidade sobre padrões alimentares de adolescentes se fazem necessárias.

Interno - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Externa à Instituição - NATHALIA PAULA DE SOUZA - UFPE
Externa ao Programa - 2577305 - THAYSA BARBOSA CAVALCANTE BRANDAO
Notícia cadastrada em: 06/09/2021 10:20