PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: ALLAN VICTOR DA SILVEIRA GOUVEIA

DISCENTE : ALLAN VICTOR DA SILVEIRA GOUVEIA
DATA : 03/12/2021
LOCAL: http://meet.google.com/eid-whcx-xsq

Tendência Temporal da denutrição em crianças menores de cinco anos assistidas pelo Programa Bolsa Família

Criança; Desnutrição; Vigilância Alimentar e Nutricional

Com base na influência da vulnerabilidade social no estado de saúde e nutrição e na resposta causada pela estrutura político econômica nesta condição, a presente dissertação discute este cenário como problema de saúde pública de etiologia multifatorial que repercute especialmente nas pessoas em situação de vulnerabilidade. O capítulo de revisão da literatura aborda sobre os impactos da desnutrição no crescimento e desenvolvimento infantil, apontando para seus determinantes, dando ênfase aos determinantes subjacentes, considerando estes como os principais fatores elencados pela literatura e que respondem por dois terços do avanço brasileiro no enfrentamento deste problema. Neste contexto, ganha destaque a aproximação do Estado ao público em situação de vulnerabilidade através dos programas de transferência condicional de renda, em especial o Programa Bolsa Família (PBF), visto que além de propiciar um complemento na renda, suas condicionalidades permitem uma vigilância mais precisa e consequentemente uma melhor assistência a este público na superação de seus problemas. Por fim, o capítulo de revisão demonstra como a escolha do Estado brasileiro por políticas de austeridade põe estes avanços em risco. No artigo científico, analisou-se a tendência temporal da desnutrição em crianças menores de 5 anos assistidas pelo PBF, explorando desigualdades regionais a partir do agrupamento das unidades federativas segundo o Índice de Vulnerabilidade Social. Além disso, buscou-se determinar o impacto das crises econômica e política e da adesão governamental às políticas de austeridade fiscal nesta tendência. Os resultados encontrados apontam para uma redução desta prevalência até o ano de 2013, seguida de estabilização até o final do período para pré-escolares e tendência ascendente para lactentes, apontando para a necessidade do monitoramento constante desta condição e a reavaliação das políticas de austeridade fiscal adotadas pelo governo federal, além da desconstrução das estruturas econômicas e sociais que ainda produzem desigualdades e miséria.

Externo à Instituição - WOLNEY LISBOA CONDE - USP
Interna - 2043440 - ANA PAULA GROTTI CLEMENTE
Presidente - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Notícia cadastrada em: 02/12/2021 18:25