PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA LUMA BATISTA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARTA LUMA BATISTA SILVA
DATA: 29/05/2020
LOCAL: VIEDEOCONFERÊNCIA

ESTIMATIVA DA QUALIDADE DO AR EM ÁREAS URBANAS DO NORDESTE BRASILEIRO.

A atmosfera é responsável por vários processos químicos, nela ocorre à absorção de diferentes substâncias, seja no estado sólido, líquido ou gasoso, provenientes de fontes naturais ou antropogênicas; estes compostos podem se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias presentes no ar. Os poluentes atmosféricos originam-se principalmente pela queima de combustíveis fósseis para fins industriais e veiculares; aproximadamente oitenta por cento dos poluentes na forma gasosa são formados a partir da queima de combustível. O continente Europeu é responsável por cerca de quatrocentas mil mortes prematuras devido à exposição aos níveis de ozônio e material particulado 2,5, para o primeiro, as concentrações médias de 8 horas não devem ultrapassar 100 μg/m3 de acordo com a OMS, e para o MP2,5 não deve ultrapassar a média anual de 10 µg/m3. Diante disso, o presente estudo tem como principal objetivo identificar os principais poluentes e avaliar a qualidade do ar para a região Nordeste do Brasil, a fim para o ano de 2019. A área de estudo foi escolhida mediante a justificativa de que cerca de 18% da poluição do ar por fontes móveis corresponde ao NEB de acordo com dados do DENATRAN.

PALAVRAS-CHAVE:

estimativa, poluição, atmosfera.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Interno(a) - 1121315 - ROBERTO FERNANDO DA FONSECA LYRA
Presidente - 3430187 - ROSIBERTO SALUSTIANO DA SILVA JUNIOR
Externo(a) ao Programa - 1313856 - SANDRO CORREIA DE HOLANDA
Notícia cadastrada em: 25/05/2020 15:12
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 01/05/2024 21:09