PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALEXSANDRA SANTOS DE LIMA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALEXSANDRA SANTOS DE LIMA
DATA: 04/06/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

CLIMATOLOGIA DAS ONDAS NO ESTADO DE ALAGOAS: UMA APLICAÇÃO SAZONAL E ESPACIAL UTILIZANDO O MODELO SWAN (1979-2009)

O complexo processo de transformação de ondas geradas no largo e se propagam até à zona costeira tem impacto no transporte de sedimentos, afetando diretamente a morfologia costeira. Apesar da importância do conhecimento do clima das ondas para, principlamente, o desenvolvimento de obras nas regiões costeiras, o elevado custo e manutenção de equipamentos para medir os parâmetros ligados à climatologia das ondas são os fatores principais na aquisição dos dados e posterior entendimento desses processos. Neste sentido, a modelação numérica das ondas, aliada às observações por satélite são importantentes ferramentas para auxiliar no conhecimento desta importante variável ambiental. Em Alagoas, o conhecimento dos padrões das ondas nas regiões ao longo da costa é escasso ou quase inexistente. Desta forma, visando preenche esta lacuna sobre o conhecimento da climatologia das ondas em Alagoas foi utilizado o modelo numérico SWAN, aliado à dados de ondas medidos por satélites para analisar as variações de curto e longo prazos do clima de ondas em toda a costa do estado de Alagoas para as três últimas décadas (1979-2009). O modelo foi utilizado para fornecer uma descrição do clima de ondas global, sazonal e tendências no litoral de Alagoas. Os cálculos foram realizados em cada ponto da grade do modelo, a fim de apresentar a variabilidade espacial das condições da onda. Os resultados mostraram que o modelo apresenta desempenho relativamente bom, quando comparado as medições de campo e os dados do satélite. As tendênicias do clima de ondas indicaram que a área mais energética situa-se nas regiões mais distantes da costa, durante o inverno (JJA) e primavera (SON). O padrão de energia climática das ondas indicou ondas mais energéticas durante o inverno, seguido pela primavera, e uma maior redução no outono e verão.

PALAVRAS-CHAVE:

Ondas, Climatologia, Modelo Swan, Estado de Alagoas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Presidente - 2331771 - GEORGENES HILARIO CAVALCANTE SEGUNDO
Interno(a) - 4421297 - HELIOFABIO BARROS GOMES