PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ EDUARDO DOS SANTOS COSTA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUIZ EDUARDO DOS SANTOS COSTA
DATA: 17/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

 

AVALIAÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESERTIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS OURO BRANCO - AL E SENADOR RUI PALMEIRA - AL, PARA CLASSIFICAR OS NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO.

 


RESUMO:

A maioria dos problemas relacionados a degradação ambiental da região do semiárido, são provenientes das características próprias da região e a forma errada de se fazer uso do solo, desrespeitando suas particularidades, e tornando o mesmo vulnerável. Sendo assim, devido a importância em realizar uma verificação do bioma do semiárido alagoano nos municípios Ouro Branco e Senador Rui Palmeira, para se ter uma noção da magnitude da degradação da Caatinga em virtude do ambiente em conjunto com as ações antrópicas. Está sendo utilizadas técnicas de sensoriamento remoto para a identificação, avaliação e classificação das áreas degradadas suscetíveis a desertificação. O presente trabalho tem por objetivo geral, identificar áreas suscetíveis a desertificação dos municípios Ouro Branco - AL e Senador Rui Palmeira -AL, no período de 2007 a 2019, a fim de avaliar e classificar os níveis de degradação por meio de sensoriamento remoto. A metodologia seguiu etapas fazendo uso dos produtos de FVC-MSG, precipitação-CHIRPS, umidade do solo-SMOS uso e cobertura do solo CCI-LC. Será utilizado o produto de uso e cobertura do solo do ano referência 2019 e as médias mensais para gerar as interanuias dos produtos de precipitação, FVC e umidade do solo, sendo necessárias para fazer a identificação, avalição e classificação das áreas degradadas suscetíveis a desertificação dos municípios analisados. O resultado do FVC associada aos índices pluviométricos e a umidade do solo, comparando-os com o uso e cobertura do solo, possibilitará avaliar e classificar as áreas degradadas suscetíveis a desertificação. Nos 2 municípios dará prioridade a uma pesquisa de campo nas áreas analisadas e consideradas em situações mais críticas, e que possivelmente já se encontram-se em estágio de desertificação. A partir desse estudo espera-se identificar áreas suscetíveis a desertificação dos municípios Ouro Branco - AL e Senador Rui Palmeira -AL, no período de 2007 a 2019, a fim de avaliar e classificar como sendo fraco, moderado e forte os níveis de degradação por meio de técnicas de sensoriamento remoto. A motivação deste trabalho é a importância de contribuir para um levantamento mais atualizado do estágio de degradação ambiental, nas áreas suscetíveis à desertificação dos municípios Ouro Branco-AL e Senador Rui Palmeiras-AL, auxiliando mitigação dos danos causados pelo clima e ação antrópica, de modo que traga benefícios socioambientais.

 


PALAVRAS-CHAVE:

Degradação ambiental, Desertificação, Semiárido alagoano, Sensoriamento remoto


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - CATARINA DE OLIVEIRA BURITI - UFCG
Presidente - 2548280 - HUMBERTO ALVES BARBOSA
Interno(a) - 1349968 - RICARDO FERREIRA CARLOS DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 14/08/2020 14:32
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 03:36