PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FELIPE SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE : FELIPE SOUZA DOS SANTOS
DATA : 28/05/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA SOBRE A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL SIMULADAS PELO MODELO GLOBAL BAM

Variabilidade interanual, Modelo BAM, Reanálises, Nordeste do Brasil.

O Nordeste brasileiro (NEB) sofre com a irregularidade da distribuição das chuvas em todo o seu território. Essa variabilidade está ligada aos vários sistemas meteorológicos responsáveis pelos mecanismos que regulam a chuva e temperatura do ar, bem como ocasionam grandes problemas socioeconômicos para a população. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o desempenho do modelo Atmosférico Global Brasileiro (BAM - Brasilian atmospheric Model) em simular a variabilidade do clima regional no NEB e as características da circulação atmosférica associadas durante os verões austrais de 2011 (La Niña), 2014 (Normal) e 2016 (El Niño). As simulações do modelo BAM foram obtidas junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). As análises mostram que o BAM foi hábil em simular os padrões de circulação atmosférica e temperatura do ar nos baixos e altos níveis da atmosfera sobre o NEB e a variabilidade interanual durante os verões supracitados, quando comparado as reanálises do ERA5 e MERRA2, assim como para precipitação, porém comparado às análises do GPCP. As melhores destrezas foram observadas para o campo de temperatura do ar em todas as áreas investigadas, relativo ao campo de precipitação, durante os três verões austrais. No entanto, sobre a região compreendida por grande parte da Bahia e porções sul do Piauí e leste do Tocantins (região NE2), tanto a variável precipitação como temperatura do ar apresentaram os maiores valores de BIAS e RMSE.

Externo à Instituição - SILVIO NILO FIGUEROA RIVERO
Externo à Instituição - DIRCEU LUÍS HERDIES - USP
Interno - 1537309 - FABRICIO DANIEL DOS SANTOS SILVA
Interno - 2347007 - HELBER BARROS GOMES