PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURDES GABRIELA VIEIRA BATISTA

DISCENTE : LOURDES GABRIELA VIEIRA BATISTA
DATA : 09/07/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE NEVOEIROS NOS AERÓDROMOS EDUARDO GOMES E PONT PELADA, EM MANAUS-AM

Aeródromo, nevoeiro, processo de formação

Os principais objetivos deste trabalho são: 1) estudar os processos físicos da formação de nevoeiro, 2)entender a diferença entre os aeródromos e 3) elaborar um método de previsão operacional. Do total de 1554 ocorrências registradas pelas estações meteorológicas de superfície (EMS), em 10 anos, 1539 ocorrências foram em SBEG e 15 em SBMN. O estudo seguiu após a divisão dos casos de acordo com as estações chuvosa, de transição e seca para os anos com mais números de casos. Foram selecionados 14 casos mais duradouros para uma análise parcial, sendo 9 em Eduardo Gomes e 5 em Ponta. A análise parcial foi composta por: (1) Análise das variáveis de superfície (Temperatura do ar à 2m (TT), Umidade Relativa (UR), Umidade específica (q), direção e velocidade do vento) e (2) Análise termodinâmica (Perfil verticais de temperatura e umidade construídos por dados de reanálise e Perfil observado). Foi escolhido um caso para uma análise completa, que inclui um estudo da situação sinótica (utilizando diferentes produtos reanálise e imagens de satélite do canal infravermelho) e a previsão de baixa visibilidade pelo modelo PAFOG. Os resultados preliminares mostraram que a temperatura do ar média entre os casos foi menor na estação chuvosa, seguida da estação seca e estação de transição. Consequentemente a umidade relativa e a umidade específica média foram menores na estação de transição e maior na estação chuvosa. Este comportamento nas variáveis de superfície ocorreu da mesma forma em Ponta Pelada, com exceção do vento. Embora a velocidade tenha sido fraca (<3 nós) para todos os casos analisados, a direção predominante em SBEG, em todas as estações, foi de norte-noroeste, enquanto em SBMN não foi possível determinar a predominância, devido as variações observadas. Pelos perfis verticais foi observado que os casos de nevoeiro (em todas as estações para ambos os aeródromos), formaram-se em condições de: 1) ausência de inversão; 2) leve instabilidade condicional; 3) Fraco potencial de convecção. No estudo de caso, as variáveis de superfície e o perfil vertical de temperatura mostraram que, embora os dois aeródromos possuíam potencial para formação de nevoeiro, o evento se formou apenas em Eduardo Gomes. A direção predominante do vento foi a variável diferencial entre os aeródromos. As imagens de satélite mostraram nebulosidade baixa ou céu claro no período de ocorrência do evento. A análise sinótica mostrou que SBEG e SBMN estavam sob influência da interação entre dois vórtices ciclônicos de altos níveis, um deles no Hemisfério Norte . Esta interação provocou áreas de subsidência e inibição de formação de nuvens. O PAFOG foi considerado satisfatório para previsão de baixa visibilidade com 6h de antecedência. A vegetação local e a direção do vento foram importantes fatores que influenciaram na diferença entre os números de casos nos aeródromos SBEG e SBMN. O transporte de umidade pelo vento vindo da floresta densa e úmida dos arredores de SBEG, favoreceu o acúmulo de umidade em superfície e a formação de nevoeiro no aeródromo. SBMN está em meio a mata rasteira e sua principal fonte de umidade é o Rio negro localizado próximo ao aeródromo. Essa fonte, sozinha, não se mostrou suficiente para se obter uma frequência de eventos de nevoeiro.

Externa à Instituição - ROSA MARIA NASCIMENTO DOS SANTOS - UEA
Interno - 2548280 - HUMBERTO ALVES BARBOSA
Presidente - 1099304 - NATALIA FEDOROVA
Notícia cadastrada em: 07/07/2021 17:56