PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA BARROS VASCONCELOS LEIRIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA BARROS VASCONCELOS LEIRIAS
DATA : 26/10/2021
HORA: 13:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Impactos dos Complexos Convectivos de Mesoescala em aeronaves


PALAVRAS-CHAVES:

Complexo Convectivo de Mesoescala; acidentes aéreos, incidentes
aéreos, segurança de voo, ciclogênese.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Enquanto o número de acidentes e incidentes aéreos está diminuindo com o passar dos anos
devido ao incremento da tecnologia na aviação; estatísticas demonstram que tais episódios
indesejáveis têm aumentado mundialmente devido a fenômenos meteorológicos e a falta de
entendimento dos mesmos. Dentre esses fenômenos, encontram-se os complexos convectivos de
mesoescala (CCM); eles têm grande impacto na segurança de voo, pois são fenômenos
predominantemente noturnos e difíceis de serem detectados pelos pilotos em voo ( somente
percebíveis parcialmente pelos radares meteorológicos a bordo da aeronave), são fenômenos de
rápida formação e desenvolvimento e de grande capacidade de destruição. Possuem grande
abrangência espacial e são extremamente prejudiciais a segurança de voo. Em algumas situações,
há uma junção, uma aglomeração de CCM, formando uma parede quase impenetrável para
aeronaves em voo. Através das sérias consequências a aeronave e a segurança de voo, num
episódio ocorrido no dia 31 de outubro de 2018, envolvendo uma aeronave comercial, num voo
entre São Paulo e Santiago, fez se necessário estudar a atmosfera, em baixos, médios e altos
níveis, primeiramente em escala global e posteriormente em escala sinótica, para compreender os
gatilhos que influenciaram significativo evento. A aeronave, após deparar-se com aglomerados
de CCM, teve danos severos a sua fuselagem e não conseguiu prosseguir o voo com segurança,
necessitando realizar um pouso de emergência. Tal evento ocorreu na região sul do Brasil, região com grande incidência de ciclogênese. Após análise de todo o perfil da atmosfera através de imagens de satélite, dados de reanálise e mensagens de tempo de aeródromos circunvizinhos ao evento, criou-se uma tabela, com todos os processos encontrados e que influenciaram para a formação e desenvolvimento de CCM e posteriormente sua aglomeração; analisando os processos ciclogenéticos em baixos, médios e altos níveis meteorológicos, como forma de facilitar a todo o público envolvido na meteorologia e na segurança de voo. A elaboração da tabela, após análise de caso, servirá de forma rápida e concisa, para meteorologistas, pilotos e despachantes de voo, como forma de facilitar futuras análises e prognósticos, destacando as principais variávies a serem analisados na atmosfera para determinada época do ano, contribuindo assim para decisões de segurança referentes a elaboração, despacho e execução de um voo para a região geográfica em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON CABRAL
Interno - 4421297 - HELIOFABIO BARROS GOMES
Presidente - 1099304 - NATALIA FEDOROVA
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 10:35
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