PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JÉSSICA DE LIMA SANTOS

DISCENTE : JÉSSICA DE LIMA SANTOS
DATA : 25/02/2022
LOCAL: videoconferência

Estudo do impacto dos aerossóis na espessura óptica da atmosfera na região nordeste do brasil.

Aerossóis, OMI, Espessura Óptica.

A poluição atmosférica é um dos principais problemas ambientais atualmente nas grandes e médias cidades. Os aerossóis atmosféricos são um dos principais responsáveis pela poluição atmosférica por todo mundo. E tem extrema relevância pois afetam fortemente o balanço de radiativo ao interagir com a radiação solar, o clima, a química da atmosfera, a visibilidade, além de serem altamente prejudiciais à saúde humana expostas às altas concentrações de partículas, desde a escala local até a escala regional e global. As partículas de aerossóis possuem características ópticas no qual é possível quantificar os seus efeitos causados na atmosfera, bem como saber qual é o seu tipo, sendo altamente importante essas características ópticas. Uma das formas de se estudar estas características e/ou propriedades dos aerossóis é através da análise da EOA (espessura óptica dos aerossóis) que quantifica a atenuação da radiação em um meio contendo material opticamente ativo. Sendo assim o presente estudo pretende avaliar o comportamento da EOA sobre a Região Nordeste do Brasil, analisando o seu comportamento médio para o período dos anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados pelo sensor OMI (Ozone monitoring Instrument) da NASA (National Aeronautics and Space Administration) a bordo do satélite Aura com resolução espacial de 1° x 1° e resolução temporal diária. A partir destes dados utilizados foram realizadas as médias e percentis (P99) para saber dentro da área de estudo quais foram os locais que apresentaram os máximos valores de EOA e em quais períodos específicos. Após as análises os resultados mostraram que a variável de aerossóis do sensor possui um comportamento sazonal onde observamos altos valores nos 3 primeiros meses (janeiro, fevereiro e março), os valores vão diminuindo nos próximos 3 meses (abril, maio e junho) e voltam a aumentar nos meses de julho, agosto e tem seus maiores valores a partir do mês de setembro com seu pico máximo ficando entre o mês de setembro e outubro em quase todos os anos analisados.

Presidente - 1846078 - GLAUBER LOPES MARIANO
Interno - 2347007 - HELBER BARROS GOMES
Externo à Instituição - WENDELL RONDINELLI GOMES FARIAS - UFSC
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 09:18