PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MATHEUS HENRIQUE DE FREITAS LEITE

DISCENTE : MATHEUS HENRIQUE DE FREITAS LEITE
DATA : 05/09/2022
LOCAL: videoconferência

ANÁLISE DA CORRENTE DE JATO DO NORDESTE E SUA INFLUÊNCIA NOS FLUXOS ZONAIS E MERIDIONAIS

Corrente de Jato do Nordeste brasileiro; Circulações entre hemisférios; Processos Meridionais e Zonais

A corrente de jato do Nordeste brasileiro (CJNEB), reconhecida internacionalmente em 2017, está localizada entre 0ºS e 20º S com velocidade maior que 20m/s. A CJNEB é um mecanismo de interação e circulações entre os hemisférios, mas ainda são pouco estudadas. O objetivo desse estudo é analisar e classificar como as circulações globais se comportam durante as interações com a CJNEB. Foram utilizadas três áreas de estudo: área I inclui a AS (70º N - 70ºS e 0-90ºW); áreas 2 e 3 englobam o todo o planeta entre as latitudes 70-30oS a 70-30ºN para dois hemisférios, respectivamente. Os dados utilizados os anos de 2018 a 2020 foram: 1) dados de reanalise do NCEP/NCAR, com resolução horizontal de 2,5 ºx2,5º e 17 níveis de pressão (entre 1000hPa e 100hPa); 2) imagens do satélite gradeada nos canais infravermelho e vapor d’água do GIBBS (Global ISCCP B1). A CJNEB foi identificada pela sua localização e dos ventos acima de 20 m/s no nível 200 hPa. Os eventos de ligações inter-hemisféricas foram escolhidos: (a) através de avanços das CJSTHN para latitudes 0- 5ºN e (b) existência da ligação com a CJNEB. Foram totalizadas 671 ocorrências de avanços (a), que resultaram em 266 ocorrências de ligações (b). As ligações com duração de um e mais dias foram analisados detalhadamente de momento formação até dissipação, totalizando 16 casos. Estes casos foram classificados através das Ligações Completas (LC; quando há interação da CJSTHN+CJNEB+CJSTHS) e incompletas (LI; quando há apenas interação da CJSTHN+CJNEB). As LI de norte (14 eventos) são as mais comuns com duração de 1 até 13 dias. Os processos zonal e meridional foram associados aos 1) número de núcleos de anomalia da altura geopotêncial (núcleos) e 2) famílias de ciclones baroclínicos nas imagens de satélite (famílias). A forma da corrente do HN sempre foi meridional e do HS geralmente mudou-se de zonal para meridional. O número de núcleos/famílias são de 5/6 no HS enquanto no HN podem atingir 6/7, ou seja, no HN a circulação meridional foi mais intensa, do que no HS. Os VCANs e cristas do AB observados tiveram forte influência nas ligações. Elaborados os modelos conceituais, os quais mostram as condições da formação de ligações entre os hemisférios. Estes resultados poderão ser utilizados na prática operacional para a previsão de processos meridionais com influência da circulação do HN para HS.

Interno - 4421297 - HELIOFABIO BARROS GOMES
Externo à Instituição - HENRIQUE FUCHS BUENO REPINALDO - UNESP
Presidente - 1099304 - NATALIA FEDOROVA
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 16:01