PPGMET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO

DISCENTE : MAIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA : 24/04/2023
LOCAL: videoconferência

INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA SOBRE A LINHA DE COSTA, RISCOS E VULNERABILIDADES DO LITORAL DE MACEIÓ, ALAGOAS

Fenômenos climáticos, Tendência climática, Análises de Ondaletas, Erosão, CASSIE.

A presente pesquisa refere-se à investigação da influência das mudanças climáticas no litoral de Maceió e em como elas podem estar associadas a vulnerabilidade da área estudada. Com o passar dos anos várias dessas mudanças vem sendo acompanhadas, e descobrir quais variáveis mais tendem a desencadear impactos negativos se torna essencial atualmente. Foram utilizados dados das variáveis climáticas de: Precipitação total mensal, Temperatura média compensada mensal, Velocidade média do vento, e Nível médio de marés. O teste de Mann-Kendall será utilizado para analisar e identificar tendências, este que por sua vez é indicado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) para estudos que trabalham com tendências com séries temporais. O teste de significância T-Student será aplicado para indicar se os valores das tendências obtidas pelo teste de Mann-Kendall possuem significância estatística. As séries temporais das variáveis meteorológicas de Maceió serão submetidas à Análise de Ondaletas (AO) com o objetivo de identificar as escalas temporais presentes nas séries e isso levará à identificação dos sistemas ou fenômenos que ocorrem ou influenciam as variáveis locais. Desse modo, fica mais claro quais fenômenos climáticos atuam sobre as variáveis e assim, induz interferência climática sobre o local. Para a determinação da dinâmica posicional da linha de costa do litoral do município de Maceió foi adotado a ferramenta gratuita de código aberto, denominada de Coastal Analyst System from Space Imagery Engine - CASSIE. Posteriormente à essa etapa os dados quantitativos referentes a ocorrência de processos erosivos foram refinados para uma melhor organização dos resultados em tabelas. A elaboração dos layouts foi realizada no software livre Qgis versão 3.22 Białowieża para focalizar a área de estudo. Os resultados apontaram processos erosivos encontrados, no litoral de Maceió, com áreas acrescidas, criticamente erodidas, bem como estáveis. Em diversos setores do litoral, realizou-se uma comparação visual de imagem de satélite do ano de 2002 e outra de 2021, e apontou-se o setor 3, região da praia Pajuçara com o trecho mais erodido, o qual foi identificado pelo método LRR com -59,6100 m/ano, e o mesmo trecho mostrou nos gráficos das tendências que a variabilidade climática no litoral exerceu influência sobre variáveis meteorológicas locais e consequentemente, sobre suas praias. Com o emprego das imagens da visita in loco notou-se que nesse setor, as tendências já calculadas de precipitação de 0,5546 mm, Temperatura 0,9891 °C, Vento -0,0123 m/s, e Níveis de Marés 1,2677 cm, indicaram o potencial que essas variáveis exerceram para modificar as praias do litoral de Maceió, em alguns casos evidenciaram situação de vulnerabilidade e ricos associados à zona costeira. Ao elencar os impactos encontrados mediante à ocupação das praias, foram sugeridas medidas mitigadoras a fim de amenizar e/ou reduzir os riscos causados pelas erosões e acréscimos das praias. A pesquisa teve intuito de estimular a importância socioambiental das zonas costeiras e sua preservação mediante uso antrópico e frente à variabilidade climática, e/ou mudanças climáticas, e desenvolvendo auxilio científico para a tomada de decisão do poder público em razão dos impactos ambientais no litoral de Maceió.

Presidente - 1772619 - DJANE FONSECA DA SILVA
Interno(a) - 4421297 - HELIOFABIO BARROS GOMES
Externo(a) ao Programa - 2570329 - HENRIQUE RAVI ROCHA DE CARVALHO ALMEIDA
Externo(a) à Instituição - RANYERE SILVA NOBREGA