PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM MACEIÓ--AL
Formação docente. Sociologia escolar. Prática do ensino.
A presente dissertação tem por objeto de estudo as práticas de ensino de Sociologia no ensino médio de Maceió-AL. Busca-se analisar essas práticas face à formação docente. Mais especificamente, visa identificar e confrontar o perfil formativo dos professores de Sociologia com suas práticas pedagógicas, a fim de observar diferenças e semelhanças de atuação entre profissionais licenciados e não licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Para isso, pretende-se observar as possíveis diferenças entre os conteúdos ensinados pelos professores licenciados e não licenciados em Ciências Sociais/Sociologia, bem como as possíveis diferenças de usos de materiais didáticos, os princípios metodológicos adotados e as intencionalidades educativas. Nessa perspectiva, propõe-se a realização da pesquisa qualitativa, utilizando na primeira etapa a pesquisa bibliográfica, e na segunda etapa a pesquisa documental, observação de práticas docentes e entrevista semiestruturada aos professores(as). O texto aqui apresentado para a qualificação trata da revisão da literatura do nosso objeto de estudo, constituindo a parte teórica e metodológica da pesquisa. Na segunda parte, a ser desenvolvida posteriormente, serão realizadas observações de aulas de Sociologia
escolar e entrevistas semiestruturadas, que terá como foco a trajetória acadêmica e profissional dos professores, o que nos possibilitará compreender como se deu os seus contatos com a disciplina de Sociologia.