PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA ALVES DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA ALVES DE OLIVEIRA GOMES
DATA : 29/11/2021
HORA: 16:00
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19
TÍTULO:

A SALA DE AULA E O MUNDO RURAL: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS RURAIS DO SERTÃO ALAGOANO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Sociologia; Trabalho Docente;Escolas Rurais; Mundo Rural.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

O  presente  trabalho  possui  a  proposta  de  analisar  e  discutir  a  atuação  docente  no  âmbito  do
ensino  de  Sociologia, tendo como  universo  de  pesquisa, escolas  rurais  no  estado  de  Alagoas que oferecem o ensino médio. A questão principal é analisar se a Sociologia do ensino médio em escolas rurais alagoanas considera o contexto rural no qual os estudantes estão inseridos. Ou seja, será que a realidade local é “esvaziada” da sala de aula no âmbito do ensino de Sociologia?    Sendo  assim, a  prática  do  professor  de  Sociologia  será  observada,  bem  como  o currículo e os métodos empregados no ensino, além das condições de trabalho e da formação acadêmica desses docentes que atuam nas referidas escolas. Também será necessário entender qual a visão desses professores sobre as especificidades de ensino da área/território onde eles estão inseridos. Além desses pressupostos, a visão dos estudantes sobre o ensino de Sociologia  também  será  observada.  O  processo  de  consolidação  do  ensino  de  Sociologia  no Brasil  e  em  Alagoas  será  apresentado  a  fim  de  oferecer  uma  visão  histórica  acerca  da institucionalização  da  disciplina.  A  proposta  é  que  a  pesquisa  possa  alcançar  todos  os professores  de  Sociologia  das  19  escolas  rurais  estaduais  alagoanas  através  da  formação  de um  perfil  desses  profissionais,  mas  com  uma  ênfase  na  pesquisa  de  campo  em  três  escolas localizadas  no  sertão  de  Alagoas.  Será  utilizada,  através  de  uma  pesquisa  de  campo,  a perspectiva qualitativa de análise, evidenciada pelo uso de roteiros de entrevistas semiestruturadas,  norteadas  pela  metodologia  da  história  oral  e  pela  etnografia  nas  salas  de
aula.  A    partir  dessas  informações,  as  características  formativas  e  percepção  dos  docentes
poderão  ser  formuladas,  bem  como  qual  é  a  visão  dos  estudantes  acerca  do  ensino  de
Sociologia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARMEN SILVIA ANDRIOLLI - UFRRJ
Interna - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFAL
Presidente - 057.974.044-78 - LÚCIO VASCONCELLOS DE VERÇOZA - UFAL
Notícia cadastrada em: 22/11/2021 13:51
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 29/03/2024 05:11