PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KASSIA SYBELLI DE OLIVEIRA GOMES BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KASSIA SYBELLI DE OLIVEIRA GOMES BARROS
DATA : 29/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/meu-fpgi-wan?pli=1&authuser=5

O PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL E O TRABALHO DOCENTE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

Política Pública Educacional. Tempo Integral. Ensino Médio. Prática Docente.

A presente dissertação analisar como a prática docente dos professores e professoras que ministram a disciplina de Sociologia, ao qual, geralmente, têm carga horária menor no currículo do ensino médio, lidam com as mudanças e condições proporcionadas pela política pública do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei). A reduzida carga horária da disciplina de Sociologia vem sendo apontada como um dos grandes entraves na busca por um ensino qualificado (PEREIRA; CAES, 2020). Por outro lado, tais disciplinas apresentam potencial colaborativo para o desenvolvimento das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), sejam as competências gerais ou específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (BODART; FEIJÓ, 2020). Com isso, avalia-se como o programa vem contribuindo para a qualificação do ensino da disciplina de Sociologia. Para melhor compreender, é importante conhecer a política pública apresentada e os dados da experiência concreta, tendo como finalidade os avanços, desafios e limites da proposição de uma educação pública de melhor qualidade, a partir da escola de tempo integral. O Programa Alagoano de Ensino Integral trata-se de uma política pública educacional que visa a qualificação da educação alagoana, dentre seus objetivos estão a ampliação de carga horária de todas as disciplinas e o acréscimo de tempo do docente em uma única escola. Por isso, julgamos importante avaliar se tal programa vem gerando impactos colaborativos para a qualificação das práticas docentes dos(as) professores(as) das referidas disciplinas e suas implicações na qualidade do trabalho docente. A pesquisa é desenvolvida em etapas de cunho qualitativo, constituída de revisão de literatura, pesquisa documental, entrevistas semiestruturada e construção de uma base de dados para o processo de definição dos agentes sociais envolvidos na pesquisa. Para a avaliação, serão consideradas a participação de docentes, licenciados ou não na área, que já lecionavam Sociologia na escola antes desta tornar-se parte do programa em questão, o que possibilitará comparações de percepções quanto às suas práticas docentes. Pelos resultados que se propõe apresentar, tal pesquisa pode vir a subsidiar o aperfeiçoamento do pALei.

Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externo à Instituição - THIAGO INGRASSIA PEREIRA - UFFS
Interno - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 17:41