O estudo do impacto da transparência da autoria de recomendações pedagógicas na percepção de estudantes online
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o que determina a confiança do aluno nas recomendações de cursos online. A análise contará com uma revisão sistemática da literatura para identificarmos os artigos que melhor definam as relações entre confiança e a aceitação das recomendações pedagógicas. A revisão definirá o impacto que as recomendações tem na confiança do usuário, sejam elas automáticas, manuais, ou quanto a coerência do que foi recomendado. Além disso, faremos um experimento com dados simulados para medir a percepção dos alunos quanto à confiança nas recomendações sugeridas no ambiente online com o objetivo de identificar se os alunos têm preferência por recomendações de um professor ou de uma máquina, medindo também a transparência do processo de escolha quanto a saber ou não de quem vem a recomendação. Esperamos contribuir para o entendimento sobre a dinâmica da confiança dos estudantes nos ambientes online, como também fornecer embasamento teórico e empírico para a melhoria das recomendações pedagógicas em ambientes EAD.