Banca de DEFESA: LUAN GOMES DA SILVA

DISCENTE : LUAN GOMES DA SILVA
DATA : 30/11/2021

O estudo do impacto da transparência da autoria de recomendações pedagógicas na percepção de estudantes online

1. Ensino a Distância;
  2. Ambientes Online de Aprendizagem;
  3. Sistemas de Recomendação;
  4. Confiança;
  5. Transparência das Recomendações Pedagógicas.

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o que determina a confiança do aluno nas recomendações de cursos online. A análise contará com uma revisão sistemática da literatura para identificarmos os artigos que melhor definam as relações entre confiança e a aceitação das recomendações pedagógicas. A revisão definirá o impacto que as recomendações tem na confiança do usuário, sejam elas automáticas, manuais, ou quanto a coerência do que foi recomendado. Além disso, faremos um experimento com dados simulados para medir a percepção dos alunos quanto à confiança nas recomendações sugeridas no ambiente online com o objetivo de identificar se os alunos têm preferência por recomendações de um professor ou de uma máquina, medindo também a transparência do processo de escolha quanto a saber ou não de quem vem a recomendação. Esperamos contribuir para o entendimento sobre a dinâmica da confiança dos estudantes nos ambientes online, como também fornecer embasamento teórico e empírico para a melhoria das recomendações pedagógicas em ambientes EAD.

Presidente - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Interno - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo ao Programa - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA