Banca de DEFESA: MATEUS LINS DOS SANTOS

DISCENTE : MATEUS LINS DOS SANTOS
DATA : 19/11/2021
LOCAL: Online via Google Meet

Modelo baseado em conhecimento para o apoio à decisão médica na escolha das fórmulas biométricas e lentes intraoculares em catarata

Lente intraocular; Erro refrativo; Fórmulas biométricas; Catarata; Cirurgia de Catarata; Inteligência Artificial.

A catarata é a maior causa de cegueira no mundo, apesar de ser reversível com tratamento cirúrgico simples. Nos últimos anos houveram esforços para que a cirurgia de catarata, além do tratamento da cegueira, também corrigisse vícios refrativos pré-existentes através da escolha de lentes intraoculares com poder de convergência adequado.A escolha do poder da nova lente é feita através de fórmulas biométricas que foram desenvolvidas ao longo dos últimos 50 anos. Apesar de apresentarem bons resultados, há espaço para melhorias, sobretudo em pacientes com olhos atípicos. Neste estudo foram desenvolvidos múltiplos modelos computacionais com o intuito de auxiliar o oftalmologista na tomada de decisão pré-operatória, através de algoritmos preditivos que avaliam se o paciente provavelmente obterá um bom resultado com determinada lente e fórmula biométrica.

Presidente - 2351211 - AYDANO PAMPONET MACHADO
Interno - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO DE SOUZA PEREIRA
Externo à Instituição - JOÃO MARCELO DE ALMEIDA GUSMÃO LYRA - UNCISAL