Banca de DEFESA: ALEXANDRE JOSE BARROS MACHADO

DISCENTE : ALEXANDRE JOSE BARROS MACHADO
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Google Meet

COMBINANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E HUMANA PARA RECOMENDAÇÃO DE MISSÕES EM SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES GAMIFICADOS.

Sistemas Tutores Inteligentes. Autoria. Ambientes Educacionais Gamificados. Decisões Baseadas em Dados. Percepção dos Professores.

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação está cada vez mais evidente nos ambientes educacionais. As plataformas educacionais on-line podem ajudar os alunos e professores na complexidade formativa do ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Dentre as plataformas educacionais voltadas para o e-learning, temos os Sistemas Tutores Inteligentes - STI, que permitem um ambiente educacional adaptativo com suporte de recursos automatizados de recomendações, realizados por técnicas de inteligência artificial, tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos de acordo com os seus perfis de utilização. Ao levar o ensino tradicional da sala de aula para os ambientes educacionais on-line, como o Sistema Tutor Inteligente - STI, houve uma revolução na forma como essas informações realizam a interação dos alunos e professores. Para estimular ou usar o STI, muitos pesquisadores desenvolvem estudos sobre o uso de técnicas de gamificação, como forma de incrementar a motivação para evitar os efeitos negativos (tédio) a utilização destes sistemas. No entanto, existem muitas questões que são analisadas no contexto da efetividade do ensino / aprendizagem em ambientes STI gamificados, um deles é a participação do ativa do professor docente na autoria do domínio de conhecimento a ser trabalhado no STI gamificado, bem como no acompanhamento pedagógico dos alunos, de maneira simplificada. Nesse sentido, pesquisadores têm se interessado cada vez mais em fornecer aos professores estratégias para monitorar e adaptar o design da gamificação no contexto de STIs de forma a utilizar as capacidades inerentemente humanas dos professores para ajustar o design da gamificação de acordo com o desempenho dos alunos. Este estudo irá comparar os resultados do uso de recomendações através de missões, em um cenário simulado de um ambiente gamificado de maneira automatizada pelo STI, com e sem a intervenção do professor analisando os dados gerados pela plataforma e sugerindo missões de acordo com as observações dos dados de monitoramento. Para efeito de comparação, essa dissertação irá propor a avaliação de três ambientes simulados, onde professores irão analisar um de três cenários de acompanhamento de uma plataforma educacional (manual, automatizado e semi-automatizado). Cada um dos cenários será utilizado em um experimento randomizado, onde os professores participantes irão avaliar através de um formulário qual é a sua percepção de esforço cognitivo e tempo dedicado para a criação de recomendações por missões e acompanhamento dos alunos na plataforma.

Presidente - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Externo ao Programa - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL FERREIRA LEITE DE MELLO - UFRPE