Banca de DEFESA: BRUNNO DAVISSON MELO CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNNO DAVISSON MELO CAVALCANTE
DATA : 26/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

UM FRAMEWORK CONCEITUAL PARA JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS SOLIDÁRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Frameworks, Jogos Digitais, Educação, Ética e Solidariedade.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Com o desenvolvimento de jogos de alta violência, como por exemplo: Mortal Combate, Carmageddon, Doom, GTA (Grand Theft Auto), esses jogos banidos no Brasil e em vários países no mundo devido sua alta violência, jogos dessa categoria passam o ensinamento de que para obter sucesso no jogo é preciso a prática de atitudes antiéticas tais como: falta de respeito, injustiças, roubo, falta de solidariedade, atitudes ilegais; surge como uma alternativa os Jogos Digitais Educativos Solidários (JDES) que visam colocar o jogador diante de cenários de meio ambiente, catástrofes, de terem a possibilidade de realizar atitudes éticas ou antiéticas sendo recompensados ou punidos de acordo com suas atitudes. Para o desenvolvimento dos jogos digitais educativos solidários, é fundamental não começar a criação sempre a partir do zero, início, é essencial o uso de técnicas de reuso de software. No presente trabalho é apresentado um Framework Conceitual cuja finalidade é agilizar e baratear no desenvolvimento dos JDES. O Framework Conceitual foi dividido em duas etapas, na primeira foi desenvolvido através da modelagem UML (Linguagem de Modelagem Unificada) o Framework Jogos Digitais Educativos Solidários (FJDES) e Classes Auxiliares que foram utilizados para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Enchente, na segunda etapa foi desenvolvido através da Modelagem Ágil e do Método Scrum o Framework Scrum Jogos Digitais Educativos Solidários (FSJDES), onde foi reutilizado o Framework Jogos Digitais Educativos Solidários e Classes Auxiliares já desenvolvidas na primeira etapa, para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Terremoto, ambos os jogos foram implementados em Java. Com isso houve uma redução de três meses no desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos Solidários, onde para a produção do primeiro jogo levaram-se quatro meses e para o segundo jogo levou um mês.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2309422 - ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
Interno - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Externo ao Programa - 1645130 - LEANDRO DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - EDILSON FERNEDA - UCB
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 12:50
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