Banca de DEFESA: SUZANA CINTHIA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZANA CINTHIA SILVA OLIVEIRA
DATA : 08/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ADAPTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO PRECOCE DE PERDA AUDITIVA: METANÁLISE DE INTERVENÇÃO PRECOCE E VALIDAÇÃO CULTURAL DO SUCCESS FROM THE START


PALAVRAS-CHAVES:

Identificação Precoce. Linguagem. Perda Auditiva. Protocolo.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A perda auditiva é caracterizada como uma

alteração na percepção dos sons. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2018), 466 milhões de pessoas sofrem com perda auditiva, das quais 34 milhões são crianças. O diagnóstico de perda auditiva infantil tem sido motivo de preocupação dos pais que esperam que seus filhos tenham um bom desenvolvimento da linguagem, tendo em vista, que alteração nessa área pode comprometer outras áreas como a cognitiva. O estudo de Yoshinaga-Itano de 1998 sobre a identificação e a intervenção precoce como requisito para o desenvolvimento da linguagem foi o marco para implementação da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) em diversos países. A academia tem investigado os melhores caminhos para se traçar de modo que permita que a criança com perda auditiva possa se desenvolver de modo similar aos seus pares da mesma idade, porém muitos materiais estão dispostos em artigos não sendo de muito acesso para a população geral. Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo validar um modelo de protocolo para pais de crianças com perda auditiva para os auxiliarem na tomada de decisão após o diagnóstico da deficiência. Para isso será realizado algumas revisões sistemáticas da literatura que possam embasar teoricamente o instrumento e será aplicado um questionário semiestruturado com pais de crianças com perda auditiva numa amostra por conveniência. Espera-se obter com esse experimento, um guia para os pais sobre os caminhos para percorrer após confirmação do diagnóstico, não devendo este ser substituído por avaliações e consultas com os especialistas, mas que possa nortear os familiares sobre o que temos disponível na literatura para que possam decidir, juntamente com os profissionais, quais os melhores tipos de intervenção para seu filho.

A perda auditiva é caracterizada como umaalteração na percepção dos sons. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2018), 466milhões de pessoas sofrem com perda auditiva, das quais 34 milhões são crianças. O diagnóstico deperda auditiva infantil tem sido motivo de preocupação dos pais que esperam que seus filhostenham um bom desenvolvimento da linguagem, tendo em vista, que alteração nessa área podecomprometer outras áreas como a cognitiva. O estudo de Yoshinaga-Itano de 1998 sobre aidentificação e a intervenção precoce como requisito para o desenvolvimento da linguagem foi omarco para implementação da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) em diversos países. A academiatem investigado os melhores caminhos para se traçar de modo que permita que a criança com perdaauditiva possa se desenvolver de modo similar aos seus pares da mesma idade, porém muitosmateriais estão dispostos em artigos não sendo de muito acesso para a população geral. Estapesquisa de mestrado tem por objetivo validar um modelo de protocolo para pais de crianças comperda auditiva para os auxiliarem na tomada de decisão após o diagnóstico da deficiência. Para issoserá realizado algumas revisões sistemáticas da literatura que possam embasar teoricamente oinstrumento e será aplicado um questionário semiestruturado com pais de crianças com perdaauditiva numa amostra por conveniência. Espera-se obter com esse experimento, um guia para ospais sobre os caminhos para percorrer após confirmação do diagnóstico, não devendo este sersubstituído por avaliações e consultas com os especialistas, mas que possa nortear os familiaressobre o que temos disponível na literatura para que possam decidir, juntamente com osprofissionais, quais os melhores tipos de intervenção para seu filho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Interno - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Externo à Instituição - FELIPE VENÂNCIO - USP
Externa à Instituição - ALINE ROBERTA ACEITUNO DA COSTA - USP
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 16:37
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