Banca de QUALIFICAÇÃO: DALMARIS DE LIMA MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DALMARIS DE LIMA MORAES
DATA: 16/11/2020

Efeito da Novidade em Ambientes Educacionais Gamificados

A gamificação tem sido usada para aprimorar ambientes educacionais como forma de aumentar engajamento e motivação dos estudantes. Em muitas condições, a novidade tende a aumentar a probabilidade ou a duração da auto exposição a um elemento de estímulo, que Berlyne (1960) considera uma manifestação de preferência ou gostar. Um alto grau de novidade significa um alto grau de potencial para excitação (Berlyne, 1970). São relatados por alguns autores (Farzan, 2008; Hamari, 2013; Farzan, 2008) que os efeitos das gamificação podem ser atribuídos a um  “efeito novidade” . No entanto, ainda existe uma escassez de estudos que investiguem diretamente se esse efeito da novidade afeta o efeito da gamificação na educação. Logo, entender como a novidade pode afetar os efeitos da gamificação no engajamento e aprendizado de alunos pode levar a entender como superar a queda dos valores de engajamento e aprendizado ao longo do tempo de exposição a gamificação. Para observar os efeitos da novidade nos efeitos da gamificação, os tratamentos investigados são os seguintes: ambiente educacional sem novidade; ambiente educacional com baixo grau de novidade; ambiente educacional com médio grau de novidade; e ambiente educacional com alto grau de novidade. A novidade proposta neste estudo será a gamificação, sendo o grau de novidade de cada ambiente definido pelo número de elementos de gamificação inseridos no ambiente. Para este cenário, será utilizado o delineamento experimental controlado com blocagem, para que possa controlar possíveis fatores  de ruídos.

PALAVRAS-CHAVE:

Novidade. Efeito Novidade. Grau de novidade. Gamificação. Ambientes educacionais

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno(a) - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo(a) ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo(a) ao Programa - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAÚJO PAIVA
Notícia cadastrada em: 12/11/2020 08:48
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 23/04/2024 16:56