Banca de DEFESA: FRANCYS RAFAEL DO NASCIMENTO MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCYS RAFAEL DO NASCIMENTO MARTINS
DATA : 08/12/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Estereótipos de Gênero, Autoeficácia e Experiência de Fluxo em Ambientes Educacionais Online Gamificados


PALAVRAS-CHAVES:

gamificação; estereótipo de gênero; autoeficácia; experiência de fluxo; aprendizagem; educação


PÁGINAS: 104
RESUMO:

O uso da gamificação vem sendo amplamente estudado nos últimos anos, em particular quando
ela é utilizada como intervenção para aumento de motivação e engajamento em cenários
educativos. Mesmo tendo-se evidências de que a gamificação causa impactos positivos, também
existem estudos que apontam problemas na sua aplicação. Em alguns casos, resultados positivos
não são alcançados por influência de diversos fatores, um deles é a da ameaça de estereótipo
de gênero, a qual pode impactar no nível de autoeficácia do estudante e no desempenho na
aprendizagem. Isto ocorre porque a autoeficácia é o sentimento de se sentir com a capacidade
de atingir as metas. Assim, quando determinada tarefa é proposta e o indivíduo não acredita ter
as capacidades necessárias em sua execução, o êxito na conclusão da tarefa é fraco. Tal fator,
influencia no desempenho da aprendizagem, podendo causar impactos negativos. Por exemplo, o
estereótipo de que homens têm mais habilidade em matemática pode influenciar negativamente
em algumas mulheres fazendo com que elas tenham uma percepção de autoeficácia muito
baixa, causando problemas na aprendizagem, mesmo que as atividades sejam realizadas em
um ambiente gamificado. Assim, nesta dissertação nosso objetivo é identificar e explicar como
estereótipos de gênero impactam na autoeficácia, na experiência de fluxo (estado de total
imersão almejado em cenários educativos) e no desempenho da aprendizagem dos estudantes
em ambientes educacionais online gamificados. Para isso, será realizada uma revisão sistemática
da literatura (metanálise) e condução de estudos quasi-experimentais. A revisão sistemáticas
possibilitará a obtenção de um panorama geral de como estereótipos de gênero e gamificação afetam a autoeficácia, experiência de fluxo e desempenho da aprendizagem. Os estudos quasi-experimentais de tipo quantitativo e qualitativo serão conduzidos para identificar e explicaros efeitos causados pelo estereótipo de gênero em ambientes educacionais online gamificados.

Desta forma almejamos fornecer evidências no referido a se estereótipos de gênero afetam
a experiência de fluxo, se eles afetam a autoeficácia e se eles contribuem num desempenho
ruim de aprendizagem dos alunos. Como resultado também esperamos identificar se existe um
gênero que possa ser mais afetado pelo estereótipo e compreender as causas desses efeitos.
Essas evidências irão contribuir na geração de diretrizes, recomendações e práticas que resultem
em adaptações e implementações de ambientes educacionais online gamificados sem ameaça
de estereótipo, a elaboração de ambientes mais justos e que promovam a equidade de gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo(a) ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo(a) à Instituição - GEISER CHALCO CHALLCO - FURG
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 07:05
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