PPGMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: 3214 -1398

Banca de DEFESA: JANDIR GOMES DE SOUZA TAVARES

DISCENTE : JANDIR GOMES DE SOUZA TAVARES
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Instituto de Matemática

Decaimento de Correlações para o Mapa de Manneville-Pomeau

Mapa de Maneville-Pomeau, Cones Invariantes, Operador de Perron- Frobenius, Decaimento polinomial de correlações

Neste trabalho, estudaremos propriedades ergódicas do Mapa de Maneville-Poumeau. Mais precisamente, provaremos que tal dinâmica possui uma probabilidade invariante, equivalente a medida de Lebesgue, cuja densidade é localmente Lipschitz. Provaremos também que tal transformação possui decaimento polinomial de correlações sobre o es- paço L∞ C1. Para obter o primeiro resultado, construiremos cones, com propriedades de compacidade, invariantes pela ação do operador de Transferência. Para o segundo, utilizaremos técnicas de perturbação de operadores. Os resultados obtidos neste trabalho foram desenvolvidos por C. Liverani, B. Saussol e S. Vaienti em [5].

Presidente - 1226894 - RAFAEL NOBREGA DE OLIVEIRA LUCENA
Externo(a) à Instituição - MARIA JOSÉ PACÍFICO - UFRJ
Externo(a) à Instituição - RAFAEL JOSE ALVAREZ BILBAO
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 16:04