Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA COSTA DOS SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RENATA COSTA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do IQB/UFAL
TÍTULO:

Estudos Bioeletroquímicos de derivado do 5-nitrotiofeno-tiossemicarbazônico visando entendimento de sua ação biológica e aumento de solubilidade.


RESUMO:

No planejamento e desenvolvimento de novos agentes terapêuticos, os compostos nitroheterocíclicos são de grande importância, a introdução de vários radicais substituintes, conferindo aos compostos diferentes atividades e propriedades tanto químicas quanto biológicas. Um dos prováveis mecanismos de ação dessa classe de compostos pode estar envolvido em reações de oxirredução. A identificação do nitro e de seus produtos, por uma técnica simples, sensível e de baixo custo como as técnicas eletroquímicas, é fundamental, pois através delas é possível analisar o processo de solubilização desses compostos em associação com alguns agentes encapsulantes. O presente trabalho teve como objetivo estudos bioeletroquímicos de derivados 5-nitrotiofeno-tiossemicarbazônicos, compostos estes de comprovada atividades biológicas, associando esses compostos a ciclodextrinas visando aumento da solubilidade e biodisponibilidade deles. Foram realizados estudos espectroscópicos no UV-Vis em meio aquoso-etanólico a fim de determinar a estequiometria de interação entre LNN-β-CD. O sistema eletroquímico utilizado foi composto por 3 eletrodos, Ag/AgCl/Cl saturado (referência), fio de platina (auxiliar), carbono vítreo (trabalho), em meio tamponado pH 7,0. Os derivados do 5-nitrotiofeno-tiossemicarbazônicos estudados possuem mecanismo de redução padrão de nitroaromáticos com potencial dentro da faixa esperada para compostos com atividade biológica, onde as substituições não comprometeram o mecanismo base, apresentando pequenas mudanças de potencial. O eletrodo de carbono vítreo foi modificado com β-Ciclodextrina-aminada e através dessa modificação foi possível determinar a constante de associação aparente entre o complexo LNN:β-CD.


PALAVRAS-CHAVE:

Nitrocompostos. Ciclodextrina. Eletroquímica.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1127609 - DIOGENES MENESES DOS SANTOS
Presidente - 426640 - FABIANE CAXICO DE ABREU GALDINO
Externo(a) ao Programa - 2723870 - FABRICIA DA ROCHA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 16/01/2020 15:32
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2022 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 15/08/2022 19:58