Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA ADAIS ROCHA DOS SANTOS

DISCENTE : FLAVIA ADAIS ROCHA DOS SANTOS
DATA : 11/03/2021

Revisitando Passiflora: novas atividades e usos para um gênero de grande relevância

Antioxidante, Antiglicante, Maracujá, Semente.

Os resíduos gerados pela fruticultura, como as sementes, são ricos em compostos de elevado valor nutricional e terapêutico. Dentre eles, destacam-se os compostos antioxidantes, responsáveis por neutralizar espécies reativas de oxigênio e nitrogênio produzidas pelas células e que podem causar danos às biomoléculas. Por outro lado, grupos nucleofílicos de aminoácidos, lipídeos e DNA podem reagir com grupos carbonílas de açúcares redutores e gerar produtos de glicação avançada, também chamados de AGEs, os quais estão associados ao desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes e Alzheimer. Portanto, a busca por compostos antioxidantes e antiglicantes é relevante. Dessa forma, o presente trabalho visa investigar o potencial antioxidante frente a espécies de importância biológica, bem como antiglicante de extratos etanólicos de sementes de maracujá, em diferentes estágios de maturação e de diferentes espécies, visando sua padronização, agregando valor econômico ao subproduto das indústrias de polpas de frutas. Para isto, amostras de semente de maracujá orgânico, obtidas na indústria de polpas de frutas localizada no município de Marechal Deodoro e de outras fontes, foram submetidas à extração por Soxhlet com hexano, seguida da extração com etanol. O extrato etanólico das sementes (EESM) foi caracterizado empregando cromatografia líquida de alta eficiência com detector por arranjo de diodos acoplado ao espectrômetro de massas. O EESM foi submetido à determinação do conteúdo total de fenóis pelo método de Folin-Ciocaulteu; à avaliação da atividade antioxidante por meio da captação do ácido hipocloroso, à avaliação da atividade antioxidante por meio da captação do radical ânion superóxido, à avaliação do burst oxidativo em neutrófilos ativados, à avaliação da peroxidação lipídica por meio da utilização de lipossomas unilamelares de lecitina de soja e à avaliação da atividade antiglicante por meio da quantificação de grupos aminos livres usando a fluorescamina. Além disso, foi realizado o estudo eletroquímico para avaliar a aplicação do extrato de maracujá, enquanto mediador redox, pela presença de grupos catecólicos. Foram obtidos rendimentos de 17,30 % e 9,29 % para os extratos hexânico e etanólico, respectivamente. Foram identificados dez compostos no EESM, sendo eles: piceatanol, astringina, escirpusina B, escircpusina A e Isookanina- 7-o-glicosídeo, naringenina-7-o-glicosídeo, tirosina, fenilalanina e os derivados I e II do da saponina quadrangulosídeo. Para os testes antioxidantes, o EESM apresentou 322,1 ± 4,4 mg de EAG/g de extrato seco, ofereceu cerca de 78 % de proteção contra a peroxidação lipídica durante 30 min, apresentando IC50 de 1,68 ± 0,28 μg mL-1 no ensaio do ácido hipocloroso, bem próximo ao obtido para o controle positivo quercetina 0,33 ± 0,30 μg mL-1 . Para a avaliação da captação do radical ânion superóxido, o EESM apresentou cerca de 40% de inibição para a concentração de 200 μg mL-1 . Os voltamogramas obtidos do EESM após modificação do eletrodo com nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNT) apresentaram um sistema reversível ou quase reversível, iniciado com a oxidação de uma espécie eletroativa na solução, com consequente auemnto de corrente. Também foi possível observar a eletropolimerização da espécie eletroativa na superfície do eletrodo modificado com MWCNT. Os resultados obtidos até o momento revelam o potencial antioxidante frente a espécies biologicamente importantes e antiglicante agindo na etapa intermediária da reação. Há também potencial para o uso bioeletroquímico do extrato de maracujá.

Presidente - 2120103 - MARILIA OLIVEIRA FONSECA GOULART
Interno - 1613338 - JOSUE CARINHANHA CALDAS SANTOS
Interno - 1119939 - ANTONIO EUZEBIO GOULART SANTANA
Externa ao Programa - 1006306 - JADRIANE DE ALMEIDA XAVIER