Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA : 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do IQB
TÍTULO:

Produção de açucares fermentáveis para geração de etanol de segunda geração utilizando endoglucanases de leveduras e fungos filamentosos. 


PALAVRAS-CHAVES:

Enzimas, Box-Benhken, Purificação,  Aplicaçõesbiotecnológicas. 


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Atualmente o mundo se depara com a perspectiva de um significativoaumentonademandaporetanol. Assimparaevitarquehaja o limitedaofertaou a competiçãopelousoda terra parageração de energia, torna-se necessárioinvestir no desenvolvimento de tecnologias de segundageraçãoparaprodução de etanol. Essapodeocorreatravésdabiomassalignocelulósica, material abundanteemresíduosagroindustriais. Embusca de alternativasparaprodução, idealizou-se autilização de biomassaparaprodução de enzimas (emfermentação de estadosólido) e posteriormente a otimização das condiçõescatalíticasparamelhoranaatividade das enzimasisoladas e caracterizadas. O presenteestudobuscourelatar a produçãodaendoglucanasepelatécnica de fermentaçãoemestadosólidoporação do fungofilamentosoPenicilliumroqueforti ATCC 10110 utilizandoresíduoslignolulosicoscomosubstratobagaço de cana de açúcar (BCA), casca de coco (FC), coroa de abacaxi (CA) e farelo de trigo (FT). A caracterizaçãodaenzimaproduzidafoirealizadoquanto a termoestabilidade e estabilidade a diferentes pHs e suaatividadefrente a adição de metais e solventesogânicos e porfim a aplicaçãodaenzimacontida no extratobrutoenzimáticoproduzidofoinasacarificação de resíduoslignocelulósicos de cana de açúcar (BCA), casca de coco (CC),  farelo de trigo (FT), cascafrutocacau (CFC) e cascasementecacau (CSC), aplicando a técnicamicroscopiaeletrônica de vareduraparaconfirmar a eficiênciasacarificação. Foitambémaplicado o planejamento experimental Box-Behnkenpararealizaraotmização de fatoresqueinfluenciam no processo de sacarificação, sendoeles, substrato (SB), tempo de incubação (T) e concentraçãoenzimática (EC). O modeloencontradoapresentoucomocondiçõesótimasem 6 horas, e níveismáximos de SB (15%) e EC (440 U /mL), e a resposta experimental obtidafoi 253,19 mg/g açúcarredutor. Este estudomostraque o extratobrutoenzimático de Penicilliumroqueforti ATCC 10110 contendoendoglucanasepode ser aplicadoemindústrias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NADABE DOS SANTOS REIS
Interno - 2089586 - FRANCIS SOARES GOMES
Presidente - 1811274 - HUGO JUAREZ VIEIRA PEREIRA
Externo à Instituição - MARCELO FRANCO - UESC-BA
Externa à Instituição - SONIA SALGUEIRO MACHADO - UFAL
Notícia cadastrada em: 03/08/2022 10:19
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 26/04/2024 05:13