Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCONE GOMES DOS SANTOS ALCANTARA

DISCENTE : MARCONE GOMES DOS SANTOS ALCANTARA
DATA : 02/09/2022

Desenvolvimento de kit colorimétrico e fluorimétrico para identificação fosfatase ácida em fluidos provindos de crimes sexuais

Crimes contra mulher; crimes sexuais; kit diagnósticos; sêmen; marcadores moleculares colorimétricos.

Nos últimos anos, os crimes sexuais contra a mulher vêm aumentando exponencialmente, com mais de 250 mil casos desde o ano de 2017. Na análise preliminar de fluidos biológicos encontrados na cena do crime, ainda são utilizados métodos rústicos para a identificação da presença de sêmen, o que consome uma maior quantidade de tempo até a solução desses crimes. De forma a atender essa demanda, este projeto visa o desenvolvimento de um kit colorimétrico para identificação de sêmen em fluidos biológicos. Projeto este que será realizado em colaboração com Universidade Estadual de Maringá, Perícia Oficial de Alagoas e Polícia Federal de Pernambuco, possibilitando a integração entre a universidade e os demais órgãos públicos. Serão sintetizadas sondas colorimétricas aplicadas a dispositivos analíticos baseados em papel, de forma a indicar a presença de sêmen por meio de um sistema indicador, desenvolvido a partir da reação com a enzima fosfatase ácida em amostras biológicas forenses provindos de crimes sexuais, permitindo a análise qualitativa e semiquantitativa de fosfatase ácida. As inovações alcançadas neste projeto envolvem o desenvolvimento de um novo método para detecção de sêmen, a partir de um dispositivo portátil e de simples manuseio, permitindo a obtenção de resultados confiáveis, rápidos, seletivos e seguros, que servirão de prova adicional para a elucidação de crimes de cunho sexual contra mulheres, crianças e adolescentes.

Externo à Instituição - SERGIO ANTÔNIO FERNANDES - UFV
Interno - 2089941 - DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
Interna - 1006306 - JADRIANE DE ALMEIDA XAVIER DOS SANTOS
Presidente - 1613338 - JOSUE CARINHANHA CALDAS SANTOS