Banca de QUALIFICAÇÃO: MESSIAS DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MESSIAS DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 19/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE PÓ-GRADUAÇÃO PPGQB
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIGLICANTE, ANTIOXIDANTE E FOTOPROTETOR DE EXTRATOS ETANÓLICOS DE DIFERENTES PARTES DO JENIPAPO (GENIPA AMERICANA L.)


PALAVRAS-CHAVES:

jenipapo; estresse oxidativo; estresse carbonílico; glicação;


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Um crescente corpo de evidências tem revelado o papel patogênico das espécies reativas e da glicação não enzimática de biomoléculas no desenvolvimento e progressão de várias doenças, incluindo diabetes, insuficiência renal crônica, doenças neurodegenerativas e cardiovasculares. A exposição crônica ao sol, aliada à falta de proteção solar, leva a formação de espécies reativas e representa um dos maiores riscos para o envelhecimento precoce da pele e até o desenvolvimento de câncer. O presente trabalho visou avaliar o potencial antiglicante, antioxidante e fotoprotetor de extratos etanólicos de diferentes partes do jenipapo. O potencial antioxidante foi avaliado pelos ensaios do DPPH•,FRAP, O2•˗ e HOCl, o potencial Antiglicante foi avaliado nos sistemas BSA/glicose+frutose e Hemoglobina/glicose+frutose, avaliou-se também alterações na banda de Soret e fibrilação da hemoglobina. Os resultados parciais apresentaram que o extrato etanólico da polpa não reduziu a viabilidade de células HTR-8SV/neo até a concentração de 300 μg mL-1, apresentou atividade antioxidante nos métodos empregados, apresentou proteção à alterações na banda de Soret e formação de fibrilas amilóides da hemoglobina submetida à glicação, para o sistema utilizando BSA o extrato apresentou fluorescência na região de formação de AGEs impossibilitando a determinação do IC50, para a análise da viabilidade celular o extrato não reduziu a viabilidade celular e apresentou efeito fotoprotetor com FPS > 6.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IARA BARROS VALENTIM - IFAL
Presidente - 1006306 - JADRIANE DE ALMEIDA XAVIER
Interno - 1613338 - JOSUE CARINHANHA CALDAS SANTOS
Interna - 2120103 - MARILIA OLIVEIRA FONSECA GOULART
Externa ao Programa - 1320545 - THAISSA LUCIO SILVA
Notícia cadastrada em: 18/09/2022 13:14
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 23/04/2024 16:35