Banca de DEFESA: JÉSSICA DA CONCEIÇÃO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA DA CONCEIÇÃO DA SILVA
DATA : 31/10/2022
HORA: 08:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Metodologia analítica baseada em µPAD para determinação simultânea do Hg(II) e Pb(II) em águas naturais do rio São Francisco da cidade de Penedo.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Microfluídicos; Detecção colorimétrica; metaispesados ;µPAD.  


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Nos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação ecológica e de saúde pública global associada à contaminação ambiental por metais potencialmente tóxicos, pois os íons metálicos, entram nos ecossistemas como entidades dissolvidas nos sistemas hídricos e se enquadram na categoria de carcinogênicos humanos, e poluentes não biodegradáveis, acarretando em efeitos nocivos sobre a saúde, genética, nutrição e ecossistemas. Dentre todas as contaminações da água, os íons de metais pesados, como Hg2+ e Pb2+, podem causar graves problemas de saúde em animais e seres humanos, como câncer, disfunção hepática, distúrbios nos sistemas endócrino e nervoso, dentre outros problemas. Vários métodos analíticos foram relatados para a determinação destes metais, incluindo eletroquímicos, espectrofotométricos e fluorescência. Embora esses métodos sejam adequados para a determinação destes analitos em diferentes amostras, eles apresentam algumas desvantagens, incluindo alto custo e consumo de reagente, operação trabalhosa, equipamentos complexos e profissionais treinados. Assim, métodos que superem essas desvantagens são necessários e exigidos. Microdispositivos analíticos baseados em papel (µPADs) têm surgido como uma ferramenta poderosa por apresentar características como baixo custo, portabilidade, baixo consumo de reagentes e facilidade de uso. Dessa forma, neste trabalho, um dispositivo analítico baseado em papel de teste in loco para a determinação simultânea do Hg2+ e Pb2+, em amostras de águas naturais do Rio São Francisco da cidade ribeirinha de Penedo é apresentada. Os µPADs foram associados a detecção colorimétrica, baseada na reação entre os analitos em questão e a sonda colorimétrica ditizona, gerando uma cor proporcional à concentração deste metal. Foi observado que o sistema se comporta melhor em pH = 9, com uma solução tampão de ácido bórico. Além disso, foi estudado nesse trabalho a influência dos canais de cor das escalas R, G, B e RGB , observou-se que para o método proposto neste trabalho o canal vermelho apresentou o melhor resultado para ambos os metais. Na avaliação da linearidade, os valores do canal vermelho tiveram correlação superior a 0,991 para o mercúrio e 0,989 para o chumbo. O limite de detecção determinado foi 0,99 µg/mL e o limite de quantificação foi de 3,0 µg/mL, com faixa linear de 1 – 20 µg/mL para o mercúrio. Já para o chumbo o limite de detecção encontrado foi de 0,74 µg/mL com limite de quantificação  de 2,25 µg/mL, com faixa linear de 1- 25 µg/mL.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1127609 - DIOGENES MENESES DOS SANTOS
Interna - 426640 - FABIANE CAXICO DE ABREU GALDINO
Externa à Instituição - FABRICIA DA ROCHA FERREIRA - SEE
Interna - 1904678 - JANAINA HEBERLE BORTOLUZZI
Externo à Instituição - PHABYANNO RODRIGUES LIMA - IFAL
Interna - 1646575 - RUSIENE MONTEIRO DE ALMEIDA
Interno - 1609640 - VINICIUS DEL COLLE
Notícia cadastrada em: 29/10/2022 17:34
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 25/04/2024 03:50