Banca de DEFESA: YGOR MENDES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YGOR MENDES DE OLIVEIRA
DATA : 28/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Google Mett
TÍTULO:

Polímeros híbridos no desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de semioquímicos empregados no manejo integrado de praga.


PALAVRAS-CHAVES:

Polímeros híbridos, adsorvente, semioquímicos.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O agronegócio representa boa parte do produto interno bruto do Brasil. Porém, para conseguir um bom desempenho muitas técnicas precisam ser adotadas, principalmente relacionadas ao controle de patógenos nas lavouras. Na produção de frutas, é importante superar o enorme desafio de se controlar pragas como a mosca-das-frutas. No caso da cultura do algodão, o controle do bicudo-do-algodoeiro é essencial para rentabilidade, sendo considerada uma das pragas com maior potencial de danos a cultura do algodão. Com os recentes incentivos de expansão dessas culturas no nordeste, aliados as boas perspectivas de mercado, torna-se necessário à obtenção de novos materiais que auxiliem no desenvolvimento de estratégias que possam ser empregadas em programas de manejo integrado de pragas (MIP). Esses procedimentos têm melhorado significativamente os efeitos de aplacação e controle de pragas no campo. Nesse sentido, esse trabalho desenvolveu novos materiais adsorventes a base de precursores de sílica e biopolímeros, sintetizando materiais híbridos com capacidade de liberar controladamente semioquímicos. Esses materiais foram caracterizados por diversas técnicas, tais como, Infravermelho por Transformada de Fourrier (FTIR), análises termogravimétricas (TG), Microscopia eletrônica de varredura (MEV), Difratômetro de Raios X (DRX),Espectroscopia de Energia Dispersiva de Raios X(EDX) e testados frente à liberação do octanoato de etila composto presente na mistura feromonal da mosca-da-fruta. Para atração e posterior eliminação dessas pragas, contribuindo no seu controle populacional no campo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1545506 - ANTONIO OSIMAR SOUSA DA SILVA
Interno(a) - 1127609 - DIOGENES MENESES DOS SANTOS
Presidente - 426640 - FABIANE CAXICO DE ABREU GALDINO
Externo(a) à Instituição - JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS
Interno(a) - 1294906 - RUTH RUFINO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 26/12/2022 09:01
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 18/04/2024 07:26