Banca de DEFESA: ARTUR VIEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTUR VIEIRA DA SILVA
DATA : 10/01/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/mario-12

SÍNTESE E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANSIOLÍTICA E ANTIOXIDANTE DE COMPLEXOS BENZODIAZEPÍNICOS DE PALÁDIO(II) E PLATINA(II)

Complexos metálicos. Compostos organometálicos. Paladaciclos. Benzodiazepínicos. Química Medicinal. Transtornos de ansiedade. Ansiolíticos. Estresse oxidativo.

O planejamento de compostos candidatos a fármacos se configura como uma importante estratégia da Química Medicinal para a descoberta de fontes alternativas no tratamento de diversas patologias, dentre estas, tem-se os transtornos de ansiedade (TA). Os problemas relacionados aos TA acometem milhares de pessoas no mundo todo, sendo que os benzodiazepínicos se destacam como fármacos de primeira escolha para o tratamento. Esses fatos inspiraram como elaboração deste trabalho de pesquisa, tendo como objetivos: sintetizar complexos de paládio(II) e platina(II) contendo ligantes benzodiazepínicos – Diazepam (DZP), Bromazepam (BMZ), Alprazolam (APZ) –, a fim de avaliar as atividades biológicas dos mesmos no combate à ansiedade e ao estresse oxidativo. Foram sintetizados dezessete complexos metálicos, a maioria organometálicos, derivados de compostos benzodiazepínicos com rendimentos considerados de moderados a bons. Alguns dos complexos foram obtidos a partir de outros complexos benzodiazepínicos, geralmente diméricos, empregando reações, como por exemplo, de substituição e adição de ligantes e de inserção de alcinos em complexos contendo ligação Pd-C. Usando essas estratégias, foram preparados compostos com dois ligantes bioativos (híbridos). Por exemplo, foram preparados complexos de Pd(II) a partir do dímero [(DZP)PdOAc]2 contendo, além do grupo farmacofórico benzodiazepínico, os ligantes derivados dos ácidos isonicotínico (AI) e nicotínico (AN). Os complexos metálicos isolados foram bem caracterizados por técnicas espectroscópicas, exceto aqueles modificados por reações de inserção de alcinos na ligação metal-carbono, os quais, apesar de puros, necessitam de mais caracterizações para a determinação adequada de sua estrutura. Os testes para verificação da capacidade antioxidante dos complexos obtidos demonstraram resultados promissores, com destaque ao complexo [(BMZ)PdCl2]. Vale destacar que os estudos para avaliação da atividade antioxidante destes compostos são importantes, visto que em casos de TA, elevados graus de estresse oxidativo podem estar associados. Os estudos de avaliação ansiolítica do complexo [(DZP)PdCl]2 demonstrou um efeito ansiolítico na dose de 0,15 mg/kg (0,176 µmol/kg), para o teste de labirinto em cruz elevado (LCE), não promovendo alterações na atividade locomotora e nem efeito amnésico nessa dose administrada. Por fim, os resultados obtidos no LCE demonstram que o efeito do tipo ansiolítico promovido pelo complexo é mediado via receptor GABAA.

Interno(a) - 3182336 - EDEILDO FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno(a) - 1820117 - ISIS MARTINS FIGUEIREDO
Externo(a) ao Programa - 2033893 - MARCELO DUZZIONI
Presidente - 1348288 - MARIO ROBERTO MENEGHETTI