Banca de QUALIFICAÇÃO: ADSO LEVI SOARES DE FIGUEIREDO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADSO LEVI SOARES DE FIGUEIREDO MENDES
DATA : 04/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ceca - online
TÍTULO:

Caracterização molecular e desenvolvimento de ferramenta diagnóstica baseada em loop-mediated isothermal amplification (LAMP) para detecção rápida de um novo badnavírus associado ao cará-moela (Dioscorea bulbifera L.).


PALAVRAS-CHAVES:

Dioscorea, dioscorea baciliforme vírus, Caulimoviridae, Dioscoreaceae.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Inhames (Dioscorea spp.) são importantes culturas de subsistência cultivadas em todo o mundo, e o cará-moela (Dioscorea bulbifera) está entre as 12 espécies plantadas comercialmente. A produtividade e a troca segura de germoplasma de Dioscorea spp. são prejudicados por várias pragas e doenças, e os vírus representam uma ameaça significativa principalmente devido à propagação vegetativa do inhame que propicia o acúmulo e disseminação viral. A família Caulimoviridae compreende 11 gêneros de vírus de DNA fita dupla circular, dos quais Badnavirus é difundido onde quer que o inhame seja plantado, e a transmissão viral ocorre principalmente por propagação vegetativa e diferentes espécies de cochonilhas. Uma nova espécie de badnavírus, Dioscorea bacilliform BL virus, foi recentemente relatada em plantas de D. bulbifera no Brasil, mas apenas sequências parciais da transcriptase reversa (RT) e ribonuclease H (RNase H) foram caracterizadas. Para recuperar a sequência completa do genoma de isolados de dioscorea bacilliform BL virus (DBBLV), o DNA total obtido de uma planta de inhame infectada por DBBLV foi usado como molde para enriquecimento do DNA viral circular via amplificação por círculo rolante e submetido ao sequenciamento Illumina de alto rendimento. Dois genomas completos de badnavírus de 7.196 (DBBLV-DBH1) e 7.342 (DBBLV-DBH3) pares de bases de comprimento foram montados de novo a partir de 1.273.444 e 539.840 reads e uma profundidade de cobertura de 177 e 74x, respectivamente. Ambos os isolados pertencem ao novo badnavírus DBBLV, compartilhando ≥88% de identidade de nucleotídeos com pelo menos um isolado de DBBLV depositado no GenBank. A análise de recombinação mostrou um padrão complexo de recombinação interespécies envolvendo os isolados DBBLV-DBH1 e DBBLV-DBH3 como sequências recombinantes ou parentais em quatro eventos de recombinação independentes. As árvores filogenéticas reconstruídas com base no genoma completo e nas sequências de nucleotídeos da RT-RNase H mostrou que os novos isolados de DBBLV são mais proximamente relacionados às sequências do Dioscorea bacilliform AL virus, mas algumas incongruências topológicas foram observadas entre essas duas árvores, provavelmente causadas por recombinação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1369412 - GAUS SILVESTRE DE ANDRADE LIMA
Interno - 1302950 - KARLOS ANTONIO LISBOA RIBEIRO JUNIOR
Externa ao Programa - 2149632 - SARAH JACQUELINE CAVALCANTI DA SILVA
Externa à Instituição - MAYRA MACHADO DE MEDEIROS FERRO
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 02:15
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 25/04/2024 13:43