PPGAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE CAMPUS ARAPIRACA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA STEFANNY LIMA SOBRINHO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FERNANDA STEFANNY LIMA SOBRINHO
DATA: 27/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Arapiraca - Alagoas
TÍTULO:

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DAS FLORES DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims) E DA CATINGUEIRA (Caesalpinia pyramidalis), ESPÉCIES POLINIZADAS POR ABELHAS MAMANGAVAS (Xylocopa spp.)


RESUMO:

O serviço prestado por polinizadores na agricultura é essencial, principalmente, para as espécies frutíferas. O maracujazeiro é um bom exemplo dessa dependência do agente polinizador. Na ausência das mamangavas (Xylocopa spp.), a produção do maracujazeiro é inviável comercialmente, sendo necessária a realização da polinização artificial, consequentemente aumentando os custos de produção. Dessa forma, objetivou-se identificar os compostos orgânicos voláteis liberados pelas flores do maracujazeiro e da catingueira, ambas polinizadas por mamangavas, visando gerar conhecimentos para desenvolvimento de estratégias futuras de atração e manutenção desses insetos nos pomares. Os compostos orgânicos voláteis (COVs) emitidos pelas flores das plantas de maracujazeiro e da catingueira foram coletados diretamente na planta por meio do sistema de hedspace dinâmico, usando adsorvente Porapak Q (80/100 mesh, 0,05 g; Supelco). Ar foi injetado no saco plástico passando antes por um filtro de carvão ativado a um fluxo de 400 mL/min. para cada flor. Tubos com Porapak Q foram utilizados no topo do saco e o ar coletado a uma vazão de 350 mL/min. para cada flor. A coleta foi realizada com duração de duas horas com início às 13 horas (horário de abertura das flores na região de estudo). Previamente os tubos de vidro foram lavados com hexano e aquecidos em estufas a 100 °C durante 60 min., para a “ativação” do adsorvente. Ao término das aerações, a dessorção de cada tubo com Porapak Q foi realizada passando 500 µL hexano, grau HPLC e armazenados em “vials”. A identificação dos compostos foi feita por intermédio da cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. Os resultados obtidos mostraram que não houve semelhança nos voláteis das duas espécies vegetais, evidenciando que as mamangavas são abelhas generalistas, portanto, são atraídas por diversas espécies de várias famílias distintas e por compostos distintos.


PALAVRAS-CHAVE:

: Maracujá, catingueira, Mamangavas, Aromas florais, polinizadores, semioquímicos

 


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287.291.704-78 - JOÃO GOMES DA COSTA - EMBRAPA
Externo(a) à Instituição - ADEILDO JUNIOR DE OLIVEIRA - UFAL
Externo(a) à Instituição - EDJANE VIEIRA PIRES - UNEAL
Notícia cadastrada em: 15/07/2020 09:28
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 18/04/2024 09:45