PPGAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE CAMPUS ARAPIRACA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIANA FONTES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA FONTES DA SILVA
DATA : 15/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

CARACTÉRISTICAS NUTRICIONAIS E ACÚMULO DE BIOMASSA DA PALMA FORRAGEIRA (Nopalea cochenilifera (L.) Salm-Dyck) INFLUENCIADA POR STYLOSANTHES E ADUBAÇÃO ORGÂNICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Palma miúda, Composição químico-bromatológica,Metabolismo ácido das crassuláceas – CAM


PÁGINAS: 89
RESUMO:

A palma forrageira (Nopalea cochenillifera (L.) Salm – Dick) apresenta características morfofisiológicas que permite seu desenvolvimento em condições de baixa oferta hídrica, e tem exercido um papel importante na pecuária da região Semiárida, compondo a base da alimentação de ruminantes. A produção de palma forrageira no Nordeste do Brasil apresenta baixa produtividade devido principalmente ao manejo inadequado, ausência de correção dos níveis nutricionais e baixos teores de matéria orgânica no solo. O uso de espécies de Stylosanthes como adubação verde pode favorecer o sistema de produção da palma forrageira, funcionando como uma fonte alternativa de nutrientes, principalmente nitrogênio, aos fertilizantes inorgânicos. O aporte de resíduos vegetais ao solo favorece o aumento do teor de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes, atividade dos microrganismos, estruturação, infiltração e armazenamento de água no solo, melhorando a qualidade e a resiliência dos agroecossistemas. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a composição nutricional e acúmulo de biomassa da palma forrageira cultivada no resíduo de stylosanthes cv. Campo Grande como adubação verde e adubação orgânica utilizando esterco bovino. O experimento foi conduzido no campo da área experimental da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca, em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x2. O primeiro fator estudado correspondeu a adubação: a) adubação verde com stylosanthes cv. Campo Grande associada a adubação química fosfatada, b) adubação orgânica com esterco bovino associada a adubação química fosfatada, e c) controle com adubação química fosfatada sem adubação verde e orgânica. O segundo fator estudado foi espaçamentos: 1,20 x 0,20 e 1,20 x 0,25, com densidade de plantas por área de 41.000 e 33.000 plantas por hectare, respectivamente. Avaliou-se variáveis biométricas: Altura de planta (AP), Largura de planta (LP) e Número de cladódios emitidos por planta (NC), iniciando aos 180 dias após o plantio (DAP), com intervalo de 60 dias entre as medições; composição químico-bromatológicas e de minerais; teores de clorofila e carotenoides em dois períodos distintos; e produção de biomassa verde e seca em 12 meses. Para realização da análise estatística foi usado o software SISVAR, versão 5.6. As variáveis estudadas apontam diferenças significativas em relação aos tratamentos com adubação verde e orgânica, e produção de biomassa significativa com adubação orgânica e espaçamento 1,20 x 0,20 em relação aos demais tratamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543863 - CICERO GOMES DOS SANTOS
Interno - 1544058 - MARCIO AURELIO LINS DOS SANTOS
Interno - 2626313 - VALDEVAN ROSENDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2150633 - KEDES PAULO PEREIRA
Externa à Instituição - CAROLINA CORRÊA DE FIGUEIREDO MONTEIRO - UNEAL
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 10:21
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 28/03/2024 08:46