Banca de DEFESA: JULIANA CARLA DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA CARLA DA SILVA SANTOS
DATA : 04/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: FEAC-UFAL
TÍTULO:

CONTROVÉRSIAS ACERCA DA APLICAÇÃO DA TEORIA MONETÁRIA MODERNA EM ECONOMIAS EM DESENVOLVIMENTO: O CASO DO BRASIL (1995-2021)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Monetária Moderna (MMT); Economias em desenvolvimento; conjuntura socioeconômica; Políticas macroeconômicas.

 


 


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Recentemente, o termo Teoria Monetária Moderna, MMT (sigla em inglês), foi resgatado para demonstrar como os governos soberanos não enfrentam as mesmas restrições financeiras que as famílias e as empresas, para que os formuladores de políticas econômicas elaborem medidas focadas em propostas de bem-estar social e ambiental. A MMT sustenta que pode ser aplicada a todas as nações que emitem sua própria moeda, independentemente do seu grau de desenvolvimento, desde que essa moeda seja demandada por imposições de obrigações tributárias. Dado que não há consenso quanto a tal assertiva, a MMT deparou-se com resistência na aceitação dos seus princípios para economias emergentes dentro da macroeconomia heterodoxa, especificamente entre os defensores da literatura pós-keynesiana. O cerne da controvérsia em torno da MMT, em linhas gerais, de acordo com seus críticos, está em restringir sua aplicação ao caso dos países desenvolvidos, especificamente para aqueles que emitem a moeda de reserva internacional. No tocante às nações em desenvolvimento, eles afirmam serem muito limitadas, ou até mesmo nulas, suas aplicações, principalmente para aquelas que não emitem a moeda de reserva internacional e operam com sistemas de taxas de câmbio fixas. Este estudo busca examinar o debate quanto à aplicação da Teoria Monetária Moderna e suas propostas de políticas macroeconômicas para economias em desenvolvimento como a brasileira, por meio da discussão analítica acerca da controvérsia teórica em torno da temática, assim como da análise exploratória e descritiva dos balanços financeiros setoriais e, em seguida, das estatísticas descritivas para um conjunto de variáveis importantes, buscando orientar a fundamentação com as especificidades desta economia. O principal resultado do estudo foi estabelecer o alcance e as limitações (se existirem) de sua aplicação para o caso específico do Brasil. Nesta dissertação, buscou-se realizar uma pesquisa de caráter quantitativo com objetivos exploratório e analítico que recorreu aos instrumentos técnicos da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1870794 - ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
Interno - 1120955 - REYNALDO RUBEM FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - ROGERIO SOBREIRA BEZERRA
Externo à Instituição - SYLVIO ANTONIO KAPPES
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 13:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 23/04/2024 23:50