PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NA GARANTIA DO DIREITO À ADOÇÃO, CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Práticas Psicológicas. Adoção. Convivência Familiar e Comunitária.
Este estudo busca compreender os repertórios produzidos na literatura acadêmica sobre as práticas psicológicas para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária, na Vara da Infância e Juventude (VIJ), especificamente, no campo da adoção, tendo como parâmetro para a discussão o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC). Fundamenta-se em uma revisão da literatura dialógica, com enfoque na análise dos repertórios linguísticos, com pressupostos pautados no movimento construcionista social, como referencial para a produção de conhecimento, o qual considera a linguagem como uma ação social construída a partir dos repertórios utilizados, pelos quais as pessoas produzem sentidos sobre o mundo em que vivem. A análise dos repertórios possibilitará identificar as práticas psicológicas, no que concerne à adoção e a garantia à convivência familiar e comunitária. Para construir o objeto de estudo, foram acessadas publicações nacionais disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Banco de dados de dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFAL, com os seguintes descritores: psicologia, adoção e convivência familiar e comunitária. A literatura científica possibilitará a compreensão do conhecimento que tem sido produzido acerca desta temática, como também dialogar sobre a articulação das práticas psicológicas na VIJ com o PNCFC norteador nas ações da política de adoção, proporcionando o diálogo dos repertórios sobre a atuação da Psicologia presentes nas publicações acessadas com as diretrizes da política pública.