Banca de DEFESA: LUCIANO DOMINGUES BUENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANO DOMINGUES BUENO
DATA : 19/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A ALIEN(AÇÃO), O CONTRASTE COM A CRI(AÇÃO) AUTORAL E OS MODOS DE PRODUÇÃO: UMA ANÁLISE DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO IMAGÉTICOS, NO FILME TEMPOS MODERNOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Fílmica; Tempos Modernos; Alienação; Criação; Ação; Vigotski.


PÁGINAS: 233
RESUMO:

Relações entre ação, criação e alienação, na interface com modos de produção, são aqui investigadas em sua processualidade, a partir do campo artístico. Para tanto, elegemos o filme Tempos Modernos, de Chaplin, mediados pelos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético, bem como pela metodologia de Análise de Núcleos de Significação. Busca-se, assim, a construção de uma metodologia de análise de núcleos imagéticos de significação, que ofertem coordenadas metodológicas para estudos com imagens, em consonância com o referencial da Psicologia Sócio-histórica. Percurso que subsidiou a construção de 4 núcleos de significação, de origem imagéticas, que abordam: o par dialético estabelecido entre características criativas e alienadas/estranhadas expressas no filme, bem como suas contradições e interdependências; o sofrimento humano em diálogo com os processos de alienamento presentes no trabalho; os arranjos tecnológicos em diálogo com o processo de alienamento/estranhamento; e, por fim, a categoria tempo como orientadora para refletirmos sobre a gestão do processo de alienação/estranhamento expressos no filme em diálogo com as dinâmicas temporais. Núcleos imagéticos que foram construídos com base em 9 indicadores: coordenadas sobre o tempo; a modernidade do tempo e a relação com os avanços tecnológicos; o imprevisto como algo indesejado; impactos dos modos de produção alienados/alienantes: a (des)humanização do trabalho; institucionalização da inadequação; desemprego, organização coletiva e o enfrentamento das condições de sofrimento; a felicidade e suas determinantes; a produção do alienamento na relação com modos de produção alienados e alienantes. Os indicadores foram desenvolvidos a partir de 38 cenas emblemáticas (pré-indicadores) de características que remetem a processos de alienação/estranhamento presentes na obra. Foram desenvolvidas as categorias Contraste, Vinculação Autoral e Direção como recursos de investigação de contradições presentes na análise comparativa entre processos de alienamento/estranhamento e uma relação autoral com os modos de produção. Com isso, viabilizou a investigação de uma dinâmica qualitativa das características que compõem o processo de alienação/estranhamento no filme analisado. O sofrimento humano, na obra, aparece como um recurso de comicidade, construído a partir das bases da própria comédia; o sofrimento como instrumento de crítica social e capaz de mobilização de efeito catártico, ocorrido no jogo, contraditório e paradoxal, entre formas e conteúdos da produção fílmica. Os arranjos tecnológicos e futurísticos retratados ampliam a perspectiva de atemporalidade do filme, amparando reflexões acerca do surgimento, permanência e modificações de aparatos técnicos, até os contemporâneos arranjos tecnológicos que organizam campos de trabalho, como os vinculados com plataformas digitais de prestação de serviços. Podemos afirmar que a temporalidade desenvolvida em Tempos Modernos, contribui para uma análise acerca do ritmo, direção e velocidade que sustentam a dinâmica da alienação/estranhamento, em um tempo proposto como moderno. Tanto o filme escolhido quanto os trajetos metodológicos propostos demonstram a potencialidade de uma análise de aspectos psicossociais presentes em manifestações artísticas, em especial os recursos imagéticos. Por fim, as significações em torno dos modos como o trabalho está organizado na obra estudada, bem como suas implicações para processos de desumanização e exploração humana, ofertam uma perspectiva crítica sobre o presente, o passado e o futuro de uma ilusão de modernidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externa à Instituição - LIVIA GOMES DOS SANTOS - UFG
Interna - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 08:08
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