Banca de DEFESA: NUNO CAMILO BALDUCE LINDOSO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NUNO CAMILO BALDUCE LINDOSO
DATA: 21/12/2018
LOCAL: Instituto de Ciências Sociais

IMAGENS DO “CABRA-MACHO”: CONSTRUÇÕES DA MASCULINIDADE NO CINEMA DO NORDESTE CONTEMPORÂNEO.

Essa dissertação investiga as transformações e continuidades na representação da masculinidade em filmes sobre o Nordeste contemporâneo a partir da análise de duas produções pernambucanas recentes, Permanência (2014) e Boi neon (2015), levando em consideração a histórica produção cinematográfica brasileira sobre a região, produzida em décadas anteriores, que difundiu certas características, hábitos e comportamentos como autenticamente regionais e associados a determinados estereótipos de gênero. Dessa forma, descrevo e analiso sequências desses filmes como forma de interpretar as escolhas estéticas de seus diretores e a performance dos atores na construção da masculinidade dos personagens masculinos relacionando-os com o universo sociocultural nordestino e as atuais configurações de gênero.

PALAVRAS-CHAVE:

Cinema brasileiro; Masculinidade; Nordeste; Etnografia fílmica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

Externo(a) à Instituição - FERNANDA AGUIAR CARNEIRO MARTINS - UFRB
Externo(a) à Instituição - JOSÉ MARIA GONÇALVES DA SILVA RIBEIRO - UFG