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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ GUSTAVO DA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUIZ GUSTAVO DA SILVA
DATA: 24/05/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do ProfLetras
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DA INTERTEXTUALIDADE NA ARGUMENTAÇÃO NUMA TURMA DE 9º ANO


RESUMO:

A argumentação é uma atividade discursiva de influenciar o nosso interlocutor por meio de argumentos, e que está presente no nosso dia a dia. Podemos construir com base na argumentação soluções para nossos problemas, concordando ou discordando a partir de nosso ponto de vista. Nossa experiência tem demonstrado que nossos alunos não têm conseguido formular textos argumentativos em que demonstrem seu ponto de vista, em virtude de dois fatores. O primeiro fator refere-se à falta de conhecimento sobre o tema. E o segundo está ligado à falta de conhecimento sobre a própria estrutura argumentativa. O resultado dessa combinação é muitas vezes um texto argumentativo que tem mais plágio do que autoria. Pensando em reverter esse quadro, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria do ensino fundamental neste quesito, através de uma metodologia de caráter interventivo que permita aos alunos aprender a se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva em algumas situações sociais, utilizando diferentes fontes de informação como os PCN recomendam. A fundamentação teórica deste trabalho está alicerçada em dois conceitos: a intertextualidade e a argumentação. Para as questões relacionadas à argumentação, utilizaremos inicialmente Adam (2011); Abreu (2009); Cabral (2017); Ferreira (2017); Fiorin (2015); Garcia (2010); Koch (2011, 2016); Marquesi (2017) e para as questões relacionada à intertextualidade estão sendo utilizados os postulados de Bakhtin e da Linguística Textual, como os de Antunes (2010,2017); Cavalcante (2017, 2018); Koch (2012); Marcuschi (2008).A metodologia aplicada é a pesquisa-ação, na qual será trabalhada uma sequência de atividades tendo como base a intertextualidade e argumentação. Como ainda estamos na primeira etapa, os primeiros dados, como base nas primeiras produções textuais de duas turmas pilotos, apontam que a sequência de atividades empregada até este momento está conseguindo avançar em direção ao nosso objetivo: formular um texto sem a necessidade de plagiar argumentos de outra pessoa.


PALAVRAS-CHAVE:

Intertextualidade; argumentação; leitura; escrita; reescrita


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319766 - FABIANA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/05/2019 11:46
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