PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: (82) 98821-8118 https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO JOSÉ PEREIRA DA SILVA
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Vídeo conferẽncia

Passá, soltano e dinhero”: estudo da variação linguística com alunos do oitavo ano

Sociolinguística. Variação. Atitudes. Preconceitolinguístico

A heterogeneidade linguística é um fenômeno que ocorre em todas as línguas, evidenciando-se principalmente nas manifestações da fala. Essa diversidade da língua motiva diferentes atitudes em relação às variedades utilizadas pelos falantes, que podem ser de valorização ou de discriminação em relação àqueles que as utilizam. Desta forma, o presente trabalho procura verificar a atitude dos alunos em relação à Língua Portuguesa; ou seja, o uso da língua em situações reais, na fala espontânea, tanto em variedades prestigiadas, como em variedades estigmatizadas; como também oferece subsídios teóricos como forma de combater eventuais atitudes de preconceito, por parte dos alunos, na avaliação dos diferentes falares. Assim, a partir do questionamento ¨Oestudo, em sala de aula, dos fenômenos da variação linguística contribui para a diminuição do preconceito linguístico? ¨, este trabalho foi concebido. Tem como hipótese ¨A ausência de conhecimentos sociolinguísticos, sobretudo da variação linguística, contribui para o desenvolvimento de atitudes negativas relacionadas ao preconceito linguístico, tendo como uma de suas manifestações a discriminação em relação a usos da fala, que se afastam das variedades prestigiadas; neste sentido, o estudo científico de fenômenos linguísticos, em sala de aula deve contribuir para a eliminação de atitudes de preconceito linguístico¨. Estabeleceu-se como objetivo geral investigar as atitudes e opiniões dos alunos sobre processos fonológicos relacionadas à variação linguística e aplicar uma proposta de intervenção com vistas a contribuir para a formação sociolinguística do aluno e desenvolvimento de atitudes de combate ao preconceito linguístico. O corpus da pesquisa é composto por questionários, anotações de entrevistas e diário do pesquisador. O referencial teórico é Labov (2008), Bortoni Ricardo (2004, 2005), Bagno (2004, 2007, 2019, 2020), Cyranka (2007), Faraco (2008), dentre outros.

Presidente - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Externa à Instituição - ALMIR ALMEIDA DE OLIVEIRA - UNEAL
Externo à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 18:44