Banca de DEFESA: SUZANA BACCILI

DISCENTE : SUZANA BACCILI
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Online Google Meet

TRABALHO REMOTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: UM DIAGNÓSTICO NA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO

trabalho remoto; teletrabalho; serviço público; Instituições Federais de Ensino Superior.

A realização das atividades organizacionais tem sido facilitada pelo uso das tecnologias de informação e comunicação. Diante do cenário da pandemia, o trabalho remoto tornou-se a modalidade adotada por parte das organizações, inclusive públicas, de modo a dar continuidade ao seu funcionamento. Assim, o presente estudo buscou realizar um diagnóstico do processo de implantação do trabalho remoto na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas de do Trabalho da Universidade Federal de Alagoas. Para tal, utilizou-se como procedimentos metodológicos um estudo de natureza qualitativa, exploratório e aplicado que adotou como coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. As informações obtidas derivam da participação de 15 servidores acessados por meio da amostragem não-probabilística de bola de neve. Os principais resultados alcançados referem-se à emissão de normativos pela alta gestão da universidade desde o processo de implementação do trabalho remoto até  o retorno presencial das atividades; às vantagens e desvantagens percebidas pelos servidores a níveis pessoal, organizacional e de sociedade; a utilização de novas formas de comunicação e tecnologias para o desenvolvimento das atividades; e às competências e habilidades para execução do trabalho remoto. Dessa forma, dadas as conclusões deste estudo, resultou-se como produto técnico tecnológico um conjunto de ações sugestivas para o desenvolvimento de um Programa de Gestão de Teletrabalho na universidade, bem como uma minuta de portaria que sugere os critérios e procedimentos gerais para a implementação do teletrabalho. Ademais, a pesquisa pode contribuir para o tema em análise, pois as produções acadêmicas que versam sobre ao trabalho remoto em órgãos públicos, em especial nas Instituições Federais de Ensino Superior, permitem investigações acerca dessa temática.

Externa à Instituição - ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA - UFS
Interno - 2138454 - JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
Interna - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Presidente - 3152151 - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA