Banca de DEFESA: TARCIANA CANDIDO SAMPAIO

DISCENTE : TARCIANA CANDIDO SAMPAIO
DATA : 28/06/2022
LOCAL: Google Meet / FEAC (https://meet.google.com/zzu-qqpw-eoh)

AS TDIC EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Ensino Superior. Ensino remoto emergencial. TDIC. Projeto Pedagógico. Diretrizes Curriculares Nacionais.

O cenário de crise sanitária, humanitária e política no Brasil, agravado pela pandemia de COVID-19 e a interrupção das aulas presenciais, incorreu no ensino remoto emergencial como alternativa para prover a continuidade das atividades escolares e acadêmicas em decorrência do isolamento social. Isso exigiu das Instituições de Ensino uma adaptação rápida ao novo contexto, levando ao uso mais intenso das TDIC na mediação do ensino. Nesse sentido, esse trabalho versa sobre as consequências trazidas por essa crise para o ensino superior e avalia o uso das TDIC nos cursos de Graduação de Economia, Ciências Contábeis e Administração da FEAC na Universidade Federal de Alagoas. Com esse intuito, foram utilizadas como técnicas e instrumentos de pesquisa: uma Revisão Bibliométrica da Literatura, pesquisa documental às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos Projetos Pedagógicos dos referidos cursos em suas versões mais atuais. Como resultado se tem a forma como os professores lidaram com a transição para o ensino remoto emergencial e algumas de suas implicações quanto ao uso das TDIC. Além disso, a partir do cruzamento destes resultados se sugere a ampliação do uso de tais ferramentas trazendo benefícios ao perfil desejado do egresso, quanto ao ensino dos componentes curriculares, oferecendo uma resposta às novas demandas para uma formação profissional atualizada.

Interno - 1775122 - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno - 1114479 - MADSON BRUNO DA SILVA MONTE
Interno - 1738200 - RODRIGO CESAR REIS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CIRO JOSÉ JARDIM DE FIGUEIREDO - UFERSA