MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NELSON DA SILVA NUNES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NELSON DA SILVA NUNES
DATA: 19/02/2021
LOCAL: Webconferência - Google Meet

Um Jogo de Tabuleiro: uma Proposta de uma aula diversificada para o ensino de Física

Esse trabalho se propõe a elaboração de um jogo de tabuleiro educacional, envolvendo alguns temas de física básica, como eletromagnetismo, ondulatória, termodinâmica, mecânica, história da física e astronomia. Os conteúdos que foram abordados remetem a um conhecimento básico cientifico de cada área da física que o aluno vivencia desde seu contato com a ciência em nível fundamental, onde ele estuda o nome dos planetas que compõem o sistema solar, passando ao longo da sua vida escolar a uma abordagem mais detalhada da física no Ensino Médio. O jogo foi pensado com o intuito de atingir alunos desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Esse material tem como objetivo estreitar as relações entre o aluno e a física, motivando de forma agradável a um avanço do seu aspecto cognitivo de aprendizagem e quebrando alguns paradigmas de senso comum. Todas as regras do jogo foram inspiradas em jogos tradicionais de entretenimento, os quais os jovens têm muito apreço, tais como ludo, uno, baralho, banco imobiliário dentre outros que serviram de inspiração para a elaboração do modelo e das regras. O presente produto educacional nos remete a uma análise da aplicabilidade do jogo, visando investigar se é rentável seu uso nas escolas como um material de apoio para uma aula diversificada da disciplina de física. A aplicação foi realizada em cinco escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Maceió e Flexeiras. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino de Física, Jogo de tabuleiro, Conceitos de física

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Interno(a) - 070.681.694-30 - ALEX EMANUEL BARROS COSTA - CEFET-Al
Externo(a) ao Programa - 3826221 - LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA
Presidente - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Externo(a) à Instituição - TIAGO GONÇALVES SANTOS - UFAM
Interno(a) - 2657132 - WANDEARLEY DA SILVA DIAS
Notícia cadastrada em: 20/01/2021 16:40
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 25/04/2024 16:36