MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCOS FÁBIO FERREIRA COSTA

DISCENTE : MARCOS FÁBIO FERREIRA COSTA
DATA : 18/10/2021
LOCAL: Webconferência

Jogo Quizz em Aplicações de Física para Smartphone: fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz.

Ensino de Física, Quiz, comportamento onda-partícula da luz

Diante da realidade de que grande parte dos alunos das escolas públicas possuem smartphone, de modo que são considerados como sendo nativos digitais. Um dos grandes questionamentos da contemporaneidade é sobre o uso de aparelhos em sala de aula. Nas escolas, é notável que boa parte dos alunos se distraem das aulas pelo uso indevido de aparelhos eletrônicos, tais como celulares e tablets. A presente dissertação tem como objetivo principal, analisar e investigar os possíveis benefícios pedagógicos que podem surgir devido ao uso do smartphone em sala de aula de maneira controlada e mediada pelo professor. Nesse caso, o smartphone passa a ser utilizado como sendo mecanismo propulsor, atraindo assim o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem de conteúdos de Física, tais como os assuntos abordados sobre fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz. Por questões de conveniência escolhemos a escola estadual José Correia da Silva Titara para a realização de nossa aplicação, que mesmo sendo uma escola pública, mais de 95% dos alunos possuem smartphone. A nossa abordagem foi baseada em pesquisa-ação, a qual valeu-se das contribuições de grande pensadores das ciências, os quais podemos citar, Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton, Thomas Young e etc. Nossa proposta aqui, como produto de nossa dissertação, é a criação de um aplicativo de smartphone, um jogo intitulado “Jogo quiz em aplicações de física para smartphone: Fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz” o qual tem como características principais a competição saudável em que todos ganham, a cooperação entre os jogadores de maneira lúdica e associada ao uso de tecnologias gerando assim uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física, de maneira em que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa. Também utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi nosso jogo como ferramenta auxiliar no aprendizado.

Presidente - 1120059 - ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
Interna - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Externo ao Programa - 1737870 - SERGIO HENRIQUE ALBUQUERQUE LIRA
Notícia cadastrada em: 11/09/2021 09:12