MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PAULO DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE : PAULO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 19/10/2021
LOCAL: Webconferência

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE UTILIZA MAPAS CONCEITUAIS PARA ALUNOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Sequência Didática, Mapa Conceitual, Aprendizagem Significativa, Leis de Newton, Sistemas de Referência Inercial e Não-Inercial

A sequência didática proposta, nesta pesquisa, está em consonância com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Destina-se aos alunos das turmas A e B, do 2° período do Ensino Médio, em modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, do município de Teotônio Vilela, estado de Alagoas (AL). Na revisão da literatura que efetuamos nos trabalhos divulgados por esse programa, a modalidade EJAI não possui trabalhos ou produtos didáticos para o Ensino de Física, utilizando o tema estruturador ‘Uma Sequência Didática’, em uma perspectiva da aprendizagem significativa, à qual se utiliza de mapas conceituais para alunos desta modalidade, em que se procurou abordar, conceitos relativos às Leis do Movimento de Newton, e de sua validade para sistemas de referenciais inerciais, a relação do conceito massa com as propriedades inerciais da matéria, o envolvimento com sistemas de referências não-inerciais na concepção da força centrípeta como uma força real. A aplicação desse produto foi realizada conforme a estrutura metodológica organizada para cada aula, quais sejam: a problematização inicial para que os alunos atribuíssem razões, a abordagem do conteúdo, objetivando a construção de significados e, por fim, a verificação da aprendizagem através de questões e do uso de mapas conceituais. Apesar das dificuldades encontradas por vivenciarmos a pandemia do Covid-19, os métodos utilizados nesse trabalho, por um constructo de uma pesquisa qualitativa, de um estudo de caso diagnóstico. Os resultados obtidos no acompanhamento dos alunos e na coleta de dados através de questionário, mostraram indícios que, a sequência didática organizada como produto educacional, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física, promovendo evolução da estrutura cognitiva dos alunos frente ao conteúdo trabalhado. Por sua vez, o uso de mapas conceituais, mostrou favorecer uma aprendizagem com atribuição de significados. Dessa forma, pela visão sistêmica com a qual foi elaborado e aplicado esse produto à modalidade EJAI, os resultados obtidos mostraram indícios de um favorecimento ao ensino-aprendizagem desses dois grupos acompanhados.

Presidente - 1120059 - ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
Interno - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externa ao Programa - 1120709 - MARIA TEREZA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 11/09/2021 09:16