MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EVYLIN CRISTINA COSTA SILVA

DISCENTE : EVYLIN CRISTINA COSTA SILVA
DATA : 16/01/2023
LOCAL: Remotamente, via Google Meet

POEMAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA OS FUNDAMENTOS DA MECÂNICA CLÁSSICA.

Ensino de Física, poemas, aprendizagem.

Este é um trabalho desenvolvido no agreste alagoano, numa escola da rede estadual de ensino iniciado no ano de 2021 com finalização em 2022. Em um cenário pandêmico, com dificuldades acentuadas pela pandemia de COVID-19 além das enfrentadas corriqueiramente. Nesta proposta, a autora cria cinco poemas contendo três temas da mecânica clássica. Três dos cinco poemas são de conteúdos e os outros dois propõem a resolução de questões que foram propostas em edições anteriores do exame nacional do ensino médio - ENEM. O trabalho tem por objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio uma aprendizagem lúdica e significativa com a utilização de poemas no ensino da ciência chamada Física. Utilizamos por base a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel e o currículo em espiral, descrito por Bruner. Em nossa pesquisa, utilizamos da análise qualitativa como meio de verificação e validação de nossa proposta. Como esperado, pudemos constatar através da análise dos resultados obtidos que a utilização de poemas no ensino de Física além de facilitar o entendimento, desperta a curiosidade e o interesse do alunado, sendo uma forma diversa da abordada cotidianamente, provocando os alunos a percepção de que a Física vai além de cálculos e equações, sendo uma maneira convidativa aos estudantes em geral.

Externo(a) à Instituição - VALMIR HENRIQUE DE ARAÚJO
Interno(a) - 061.454.174-39 - FREDERICO SALGUEIRO PASSOS - IFAL
Interno(a) - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Interno(a) - 2657132 - WANDEARLEY DA SILVA DIAS