MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ERIVALDO DOUGLAS SANTOS DE LIMA

DISCENTE : ERIVALDO DOUGLAS SANTOS DE LIMA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Webconferência

Relação Entre Força de Atrito e Área de Contato: uma proposta de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas utilizando o Software Tracker.

Metodologias-ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Tracker, Protagonismo.

Em boa parte das escolas do Ensino Médio, o ensino de Física ainda mantém seu foco no ensino tradicional, com aulas centradas no professor, unidirecional e sempre de cima para baixo. Porém, diante dos avanços tecnológicos, do desenvolvimento de novas teorias de aprendizagem e de metodologias de aprendizagem no ensino de Física, esse trabalho tem como objetivo quebrar a barreira do ensino tradicional e a escola nova, trazendo como foco principal o aprender fazendo, e tornar o aluno responsável por sua própria aprendizagem, desenvolvendo o protagonismo e caráter investigativo. Para esse fim, utilizaremos a teoria de John Dewey em que o processo ensino-aprendizagem se centraliza nas experiências vivenciadas. A teoria de Vygotsky traz também, que a aprendizagem está ligada à relação indivíduos/sociedade. Na metodologia será proposta uma atividade que investiga a relação entre a força de atrito, a área de contato de um objeto e a superfície que se apoia, baseando-se em metodologias ativas, especificamente na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) aliadas a recursos didáticos e utilizando o software Tracker para análise de vídeos em forma de produto educacional. É importante salientar que este produto educacional terá caráter instrucional e será consultado por outros professores para ser replicado em outras escolas. Os resultados deste trabalho, analisados após aplicação na Escola Técnica Ariano Vilar Suassuna, localizado na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, ressaltam a independência do aluno na construção de sua própria aprendizagem, mostrando-se crítico e lidando com situações contraintuitivas no sentido fenomenológico dos conceitos envolvendo a força de atrito e sua relação com as superfícies de contato.

Presidente - 2512735 - ELTON MALTA NASCIMENTO
Interno(a) - 1544173 - PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO - UFV
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 15:32