Banca de DEFESA: TIAGO RENDLEY VIEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: TIAGO RENDLEY VIEIRA DOS SANTOS
DATA: 07/08/2020
LOCAL: Sala A do Instituto de Química

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO.

Este trabalho discute a utilização de jogos no ensino de química como elemento gerador de engajamento e participação para a promoção de aprendizagem no ensino médio. À luz das teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e construtivista de Vygotsky, discute-se a importância do uso, na educação, de metodologias ativas como a gamificação, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos, a saber: a deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas apartir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer do jogo. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:

Química, ensino médio, aprendizagem, jogos, gamificação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Externo(a) ao Programa - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1697787 - LAURA CRISTIANE DE SOUZA