Banca de DEFESA: MARCO ANTONIO FELIX GONÇALVES

DISCENTE : MARCO ANTONIO FELIX GONÇALVES
DATA : 02/12/2022
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/teo-vjyn-yby

COMPOSTAGEM: UM PROJETO EXECUTADO COM PROTAGONISMO PELOS ESTUDANTES CONTEXTUALIZANDO QUÍMICA AMBIENTAL.

Ensino-aprendizagem. Projeto de Vida. Itinerários formativos. Compostagem. Ciclos biogeoquímicos. Química Ambiental.

Uma nova proposta de ensino médio validada na nova Base Nacional Comum Curricular, BNCC, promulgada em 2018 e com prazo de ser efetivada em 2022, propõe ao estudante como ser ativo de sua formação educacional, desenvolver competências e habilidades durante o decorrer do ensino médio além de sua formação educacional, objetivos e direcionamentos em sua vida. No novo ensino médio, foi incluída a disciplina inovadora conhecida como Projeto de Vida, que propõe uma formação que contemple o desenvolvimento de competências nas áreas de conhecimento e habilidades socioemocionais, além de um direcionamento do seu papel na sociedade e meio em que está inserido. Com base nas novas propostas educacionais, foi realizada uma pesquisa ação, com objetivo de colocar em prática um projeto relacionado ao tratamento de resíduos sólidos urbanos, relacionando os ciclos biogeoquímicos e temas de poluição ambiental, com uma proposta de execução de um projeto, onde os estudantes do ensino médio foram protagonistas, nas fases de: planejamento, desenvolvimento e execução sob supervisão do professor-pesquisador. Toda proposta e consequente prática pedagógica ocorreram no Colégio Tiradentes, pertencente à Rede estadual de Ensino, do Estado de Alagoas no município de Maceió no período de agosto de 2021 a junho de 2022, com os discentes do primeiro ano do ensino médio. Esta pesquisa teve como o objeto colaborar com os processos de ensino/aprendizagem baseado em projetos em consonância com a nova BNCC, o Projeto de Vida e os itinerários formativos do novo ensino médio. Os gases atmosféricos, micro e macro nutrientes, ciclo do carbono e ciclo do nitrogênio puderam ser trabalhados de forma prática com um projeto educacional protagonizado pelos discentes. O projeto de desenvolver um biodigestor do tipo composteira associado a uma horta vertical relacionado aos compostos químicos presentes nesse trabalho, em específico os ciclos do carbono, nitrogênio e poluição ambiental, relatado no desenvolvimento desta pesquisa, seguiu de forma participativa com os envolvidos no projeto e após a execução do mesmo, verificou-se que os estudantes em sua maioria conseguiram relacionar o descarte errado de resíduos sólidos com o dano ambiental que o mesmo causa, sendo uma das diretrizes da Química Ambiental, durante o desenvolvimento e conclusão do projeto.

Externo(a) à Instituição - ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR - UFRPE
Interno(a) - 1461121 - SILVIA HELENA CARDOSO
Interno(a) - 2319362 - VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 19:46