Banca de DEFESA: CRISLANIA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLANIA DOS SANTOS
DATA : 10/03/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

 

Química e tecnologia: Elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da COVID-19 e uso do software ArgusLab.


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização científica; Material didático; Manual Arguslab; COVID-19.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

A contextualização no ensino de ciências da natureza, em uma perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente (CTSA) vem sendo defendida por orientações oficiais, educadores e pesquisadores como ferramenta norteadora para uma educação que busque a cidadania e uma aprendizagem significativa voltada para a alfabetização científica no ensino de química. Nesse ponto, o produto educacional (PE) elaborado destina-se a instrumentalização do professor do ensino médio para o exercício da sua profissão. O material proposto prevê um conteúdo sistematizado e organizado de modo a auxiliar o professor em sala de aula no que diz respeito a despertar o interesse dos estudantes para um tema atual e presente no cotidiano de todos nós através da investigação. O material foi dividido em duas partes principais: um guia básico de utilização do software ArgusLab e sugestões de experimentos que podem ser realizados com o uso do software. Além disso, para que pudéssemos comparar e avaliar esse PE em relação aos outros foram propostos critérios que levam em consideração a forma de apresentação e abordagem do tema, bem como a presença de atividades investigativas. Nesse contexto, muito embora não tenha sido possível a avaliação do material por um conjunto de professores em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, acreditamos que com base nos critérios elencados e por comparação com outros materiais semelhantes disponíveis na literatura um material potencialmente interessante e significativo tenha sido produzido durante essa etapa da minha formação no PROFQUI-UFAL.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Externo(a) ao Programa - 2458039 - SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1461121 - SILVIA HELENA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 10/03/2023 14:56
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 19/04/2024 05:22