Banca de DEFESA: IZIEL ROCHA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZIEL ROCHA DOS SANTOS
DATA : 14/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Construção e manutenção de um canteiro didático como ponto de partida pedagógico: para o ensino plantas medicinais, misturas e aplicação de uma sequência didática no ensino de química aos alunos do primeiro ano do ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Plantas Medicinais, Canteiro Didático; Ensino de Química; Sequência didática; Interdisciplinaridade.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

É sabido que o processo do ensino-aprendizagem de Ciências/Química, vem passando por um fracasso educacional; para muitos estudiosos da educação ele está atrelado, a uma educação de Ciências descontextualizada, não interdisciplinar e uso de metrologias tradicionais (SANTOS; CAMPOS, 2019); assim, este trabalho vem como possibilidade de ir de encontro deste problema, partindo dos conhecimentos populares as ervas medicinais, chás como ponto de partida para o ensino de Química (misturas) e formar cada vez mais cidadão. Nesta perspectiva, o principal objetivo deste trabalho, foi desenvolver e aplicar uma sequência didática envolvendo ervas medicinais e misturas em 09 aulas e, também, de forma cooperativa com alunos, comunidade escolar e professor, a construção e manutenção de um canteiro didático com a catalogação das principais ervas medicinais, mais utilizadas pela comunidade. Primeiro, a construção do Canteiro foi feita em cinco etapas: i) a capinagem do terreno; ii) a implementação das plantas medicinais no canteiro; iii) o cultivo do canteiro e preservação das plantas; iv) o debate sobre as ervas medicinais e preservação do canteiro; v) a discussão sobre as plantas medicinais e socialização. Segundo, em concomitância, analisou-se os indícios de aprendizagem de cunho mais o qualitativo do que quantitativo, sobre a aplicação deste estudo, Delizoicov (2011), que foram em três momentos pedagógicos: 1) o lançamento de forma dialogada e investigativa a proposta de estudo, informações básicas sobre erva medicinais, a problematização inicial e um questionário prévio; 2) o estudo das plantas medicinais e Química, misturas; por fim, 3) através de um experimento demonstrativo, discussão final sobre a importância do Canteiro Didático e aplicação de pós questionário. Portanto, é pertinente para um ensino mais significativo, que ele parta do cotidiano dos alunos, para que eles construam seus conhecimentos de forma ativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120583 - EDMA CARVALHO DE MIRANDA
Interno(a) - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Externo(a) à Instituição - JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS - IFAL
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 12:09
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